Integración de herramientas de análisis de sentimiento para el fortalecimiento de la profesionalización en turismo

Sem subtítulo

Autores

  • Nancy Testón Franco Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo
  • Aidé Maricel Carrizal Alonso Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo
  • Sonia Gayosso Mexia Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo
  • Jair E. Onofre Sánchez Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

DOI:

https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N1.A2025.pp4-20.18668

Palavras-chave:

Análise de sentimento, Profissionalização, Turismo

Resumo

Este estudio explora el uso de herramientas de análisis de sentimiento como un recurso innovador para la formación de profesionales en turismo. Con el crecimiento del sector en la era digital, las plataformas sociales generan una gran cantidad de datos que reflejan percepciones, emociones y comportamientos de los consumidores. Este análisis brinda a los estudiantes de turismo la oportunidad de desarrollar habilidades analíticas y comprender tendencias del mercado. A través de un enfoque metodológico mixto, se analizaron publicaciones en redes sociales sobre destinos turísticos con herramientas de procesamiento de lenguaje natural y machine learning. Los resultados indican que incorporar estas tecnologías en el plan de estudios mejora la capacidad de los estudiantes para interpretar y actuar sobre las preferencias de los consumidores. Además, los estudiantes reportaron un mayor entendimiento de las dinámicas del mercado turístico digital. Este artículo concluye que el análisis de sentimiento enriquece la formación académica y prepara a los futuros profesionales del turismo para los desafíos del entorno digital actual.

Downloads

Biografia do Autor

Nancy Testón Franco, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Professora pesquisadora em tempo integral na Área Acadêmica de Turismo do Instituto de Ciências Econômico-Administrativas da Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo. Doutora em Educação pelo ISU, com menção honrosa. Mestre em Tecnologia Educacional, Mestre em Direção de Empresas Turísticas, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Turístico e Bacharel em Turismo pelo Instituto Politécnico Nacional. Possui perfil no Programa para o Desenvolvimento Profissional Docente (PRODEP), é membro da Rede CONAET e membro titular da Academia Mexicana de Pesquisa Turística (AMIT). Possui reconhecimento no Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) nível um, concedido pelo CONACYT.

 

Aidé Maricel Carrizal Alonso, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Mestra em Gestão de Instituições Educacionais e Bacharel em Turismo pela Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo. Mestra em Administração Hoteleira com especialização em Direção Hoteleira pela Universidade de Turismo e Ciências Administrativas. Professora-Pesquisadora com reconhecimento PRODEP vigente da Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo, da Área Acadêmica de Turismo e Gastronomia do Instituto de Ciências Econômico-Administrativas. Membro do Corpo Acadêmico em formação para Gestão e Desenvolvimento de Tecnologia e colaboradora do Grupo de Pesquisa: Tendências Turísticas.

Desde 2011, atua como docente de Turismo e, a partir de 2021, ministra aulas em nível de pós-graduação na Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Novas Tecnologias na Escola Superior de Tepeji del Río e Cidade Sahagún da UAEH, nas áreas de gestão da qualidade, gestão de hospedagem e geografia e patrimônio cultural e natural do México. 

Sonia Gayosso Mexia, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Mestra em Tecnologia Educacional e Bacharel em Turismo pela Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo. Também possui especialização em Tecnologia Educacional e especialização em Inglês. É professora-pesquisadora com reconhecimento PRODEP vigente pela Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo, pertencente à Área Acadêmica de Turismo e Gastronomia do Instituto de Ciências Econômico-Administrativas, e integrante do Corpo Acadêmico em Formação para Gestão e Desenvolvimento de Tecnologia.

Desde 2011, atua como docente de Turismo e, a partir de 2021, ministra aulas em nível de pós-graduação no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Escola Superior de Tepeji del Río e Cidade Sahagún da UAEH, nas áreas de gestão da qualidade e pesquisa. 

Jair E. Onofre Sánchez, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Professor pesquisador em tempo integral na Área Acadêmica de Turismo do Instituto de Ciências Econômico-Administrativas da Universidade Autónoma del Estado de Hidalgo. Mestre em Panificação, Confeitaria e Doçaria Internacional, Bacharel em Gastronomia pelo Instituto Culinário do México.

Sua produção acadêmica foi publicada em revistas indexadas tanto nacionais quanto internacionais, capítulos de livros, participações em congressos, seminários e cursos de capacitação. Suas principais contribuições no campo da pesquisa referem-se à valorização e salvaguarda do patrimônio culinário nacional e local. É palestrante em nível internacional.

 

Referências

Balula, A. Moreira, G., de Freitas, A.A., Kastenholz, E., Breda, Z. y Eusébio C. (2019).

Digital transformation in tourism education. Conference: Tourism in Southern and Eastern Europe: Creating Innovative Tourism. DOI: 10.20867/tosee.05.45

Bednarska, M., y Olszewki (2013). Students’ Attitudes Towards Career in the Tourism

Industry – Implications for Tacit Knowledge Management. Entrepreneurship in Tourism and Sport, M. Bednarczyk, J. Gancarczyk (Eds.). 9(1): 119- 134. DOI: 10.7341/2013917

Berezina, K., y Bilgihan, A., Cobanoglu, C., & Okumus, F. (2016). Understanding satisfied

and dissatisfied hotel customers: Text mining of online hotel reviews. Journal of Hospitality Marketing & Management, 25(1), 1-24. DOI: 10.1080/19368623.2015.983631

Buhalis, D., y Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management:

years on and 10 years after the Internet—The state of eTourism research. Tourism Management, 29(4), 609-623. 2008. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005

Buhalis, D., y Sinarta, Y. (2019) Real-time co-creation and nowness service: Lessons from

tourism and hospitality. Journal of Travel & Tourism Marketing, 36(5), 563-582. https://doi.org/10.1080/10548408.2019.1592059

Chen, M. S., Chiang, R. H., & Storey, V. C. (2012). Business intelligence and analytics: From

big data to big impact. MIS Quarterly, 36(4), 1165-1188. https://doi.org/10.2307/41703503

Choi, H., Ok, C., & Lee, S. (2023). The influence of online reviews on consumer decision

making in the hotel industry Journal of Data Acquisition and Processing, Vol. 38 (3) https://sjcjycl.cn/DOI: 10.5281/zenodo.98549597

Filieri, R., Alguezaui, S., & McLeay, F. (2015). Why do travellers trust TripAdvisor?

Antecedents of trust towards consumer-generated media and its influence on recommendation adoption and word of mouth. Tourism Management, 51, 174-185. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.05.007

Gretzel, U. (2011). Intelligent systems in tourism: A social science perspective. Annals of

Tourism Research, 38(3), 757-779. http://dx.doi.org/10.1016/j.annals.2011.04.014

Gretzel, U., Yuan Y. L. Fesenmaier D. (2000). Preparing for the New Economy: Advertising

Strategies and Change in Destination Marketing Organizations. Journal of travel research. Vol 32, Issue 2. https://doi.org/10.1177/0047287500039002

Liu, B., y Zhang, L. (2012). A survey of opinion mining and sentiment analysis. Mining

Text Data, https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-4614-3223-4_13

Munar, A. M., y Jacobsen, J. K. S. (2014). Motivations for sharing tourism experiences

through social media. Tourism Management, 43, 46-54. 2014. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.01.012

Pang, B., y Lee, L. (2008). Opinion mining and sentiment analysis. Foundations and

Trends in Information Retrieval, 2(1–2), 1-135. 2008. Disponible en: https://www.cs.cornell.edu/home/llee/omsa/omsa.pdf

Rafiq, S., Iqbal., y Afzal, A. (2024). The impact of digital tools on student engagement

and learning outcomes: An empirical study. Al- Mahdi Research Journal, 5(4), https://www.jstor.org/stable/23613046

Sigala, M. (2018). New technologies in tourism: From multi-disciplinary to anti-disciplinary

advances and trajectories. Tourism Management Perspectives, 25, 151-155. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.12.003

Waramontri, R (2020). Impact of social media on tourism education. E3S Web of

Conferences 210(1):22008 DOI: 10.1051/e3sconf/202021022008

Xiang, Z., y Fesenmaier, D. (2017). Big data analytics, tourism design and smart tourism.

Tourism Management, 58, 178-186. 2017. DOI:10.1007/978-3-319-44263-1_17

Xiang, Z., Schwartz, Z., Gerdes, J. H., & Uysal, M. (2015). What can big data and text

analytics tell us about hotel guest experience and satisfaction? International Journal of Hospitality Management, 44, 120-130. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2014.10.013

Xie, K. L., Zhang, Z., y Zhang, Z. The business value of online consumer reviews and

management response to hotel performance. International Journal of Hospitality Management, 43, 1-12. 2014. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2014.07.007

Xu, F., Weber, J., & Buhalis, D. (2013). Gamification in tourism. Information and

Communication Technologies in Tourism, 525-538. 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-03973-2_38

Ye, Q., Law, R., Gu, B., y Chen, W. (2009). The influence of user-generated content on

traveler behavior: An empirical investigation on the effects of e-word-of-mouth to hotel online bookings. Computers in Human Behavior, 27(2), 634-639. https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.04.014

Zhao, J., Lui, K., y Xu, L. (2016). Sentiment Analysis: Mining Opinions, Sentiments, and

Emotions. Computational Linguistics 42(3) 595- 598. https://doi.org/10.1162/COLI_r_00259

Downloads

Publicado

17-03-2025

Como Citar

Testón Franco, N., C, A. M., Gayosso Mexia, S., & Onofre Sánchez, J. E. (2025). Integración de herramientas de análisis de sentimiento para el fortalecimiento de la profesionalización en turismo: Sem subtítulo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 15(1), 4–20. https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N1.A2025.pp4-20.18668

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.