Transformações na construção da imagem turística projetada pelo poder público municipal de Campo Grande-MS

Autores

  • Daniela Sottili Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bruno de Souza Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Cristina Statella Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Campo Grande – MS; Turismo; Marketing institucional e Slogans; Imagem urbana

Resumo

Resumo: O presente estudo objetiva confrontar o marketing turístico divulgado nos materiais promocionais de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, elaborados pelo poder público na esfera municipal e a realidade urbana da cidade. Foi utilizado o método dedutivo e observacional, a partir de referencial bibliográfico relacionado a espaço, turismo e marketing institucional, além de prospectos (folders) turísticos, tendo como intenção identificar qual imagem turística tem sido construída para essa cidade ao longo dos últimos anos no intuito de fomentar a atividade turística nesta capital. Tal estudo de caso possibilitou constatar mudanças de slogans no marketing turístico em decorrência da descontinuidade das políticas públicas inerentes e o uso de alguns indicadores culturais ou naturais não característicos de Campo Grande. A coleta de dados demandou utilizar como base os materiais publicitários institucionais elaborados no período de 1998 até a atualidade. Os resultados indicaram a necessidade de se discutir sobre a criação de uma imagem turística para Campo Grande mais alinhada à sua realidade urbana.

Palavras-chave: Campo Grande – MS; Turismo; Marketing institucional e Slogans; Imagem urbana.

Biografia do Autor

Daniela Sottili Garcia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora efetiva da UEMS, no curso de Turismo. Graduada em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), Graduada em Gestão Pública pela Católica (2022), especialista em Gestão de Turismo, Hotelaria e Eventos pela UNIDERP (2003), mestre em Geografia – Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), doutora em Geografia – Território, Cultura e Representação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professora assistente efetiva no curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Turismo. Principais áreas de atuação: políticas públicas de turismo, mercado turístico urbano, imagem, identidade e cultura dos destinos turísticos. Autora de capítulos de livros, artigos qualificados, participação em eventos nacionais e internacionais.

Email: sottili@uems.br. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2968726408612162. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1941-6853

 

Bruno de Souza Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo, com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Experiências como pesquisador e docente na área de turismo e geografia, com ênfase em ambientes naturais. Interesses de pesquisas, dentre outros assuntos: turismo e meio ambiente, ecoturismo, paisagem, geossistema, geotecnologia.

Patrícia Cristina Statella Martins, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2002. Ministra aulas na Graduação - Turismo - e na Pós-Graduação no curso Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo e atualmente está Coordenando o Curso de Turismo da UEMS/Dourados - MS. É membro do Grupo de Estudo em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade - Gesthos e Turismo, Educação, Emprego e Mercado - TEEM. Atua principalmente nos seguintes temas: Paisagem e Turismo de natureza; Análise Sistêmica e turismo; o fenômeno do turismo e sua interface com o mercado de trabalho. Mãe do Fernando, de 9 anos. Endereço para contato: martinspatricia@uems.br

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Publicado

2023-12-11

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