Caracterização das pesquisas sobre destino turístico, marketing e turista

uma revisão baseada na plataforma Publicações de Turismo

Autores

  • Fernanda Imaculada Barroso Veríssimo e Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-5627-4639
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Destinos Turísticos, Marketing, Turistas, Pesquisa, Revisão

Resumo

O desenvolvimento da atividade turística é decorrente do deslocamento de pessoas de um destino emissor para um destino receptor, caracterizado como Destino Turístico. No destino turístico é o local onde ocorrem as trocas comerciais e culturais modificando a dinâmica de vida da comunidade. E para que seja uma atividade organizada, pensa-se na necessidade de ações de planejamento e de marketing que estruture a atividade de modo a atender as necessidades dos turistas. O objetivo do artigo é analisar as características da produção científica sobre destinos turísticos, marketing e turista. Para isso, fez-se uma revisão de artigos científicos publicados a partir do ano de 2010 e que constam na plataforma Publicações de Turismo. Essa plataforma é uma base de dados criada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH-USP que reúne as publicações de pesquisadores nos periódicos iberoamericanos de turismo. Com a busca de dados na referida plataforma obteve-se o retorno de 20 artigos que foram analisados com o objetivo de compreender as características teóricas e metodológicas das pesquisas dessas produções. Conclui-se que, as pesquisas sobre essa temática tratam as relações existentes dentro do setor turístico, como a imagem do lugar e promoção dos destinos e que a abordagem metodológica mais presente foi a qualitativa de natureza exploratória e descritiva, onde os autores buscaram compreender as ações do marketing sobre os destinos turísticos e, consequentemente sobre os turistas.

Biografia do Autor

Fernanda Imaculada Barroso Veríssimo e Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Turismo (2021) pela UFRN. Graduada em Turismo (2017) e em Ciências Humanas (2013) pela UFJF e técnica em Turismo (2011) pelo IF Sudeste (MG), com atuação na área de organização de eventos. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Turismo de eventos e negócios, Transportes e Turismo de experiência. Atualmente Doutoranda em Turismo (UFRN)

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia de Produção – COPPE/ UFRJ.Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BOES K.; BUHALIS, D.; INVERSINI, A. Conceptualising Smart Tourism Destination Dimensions. Information and Communication Technologies in Tourism, p. 391-403, 2015.

DIAS, R. Fundamentos do Turismo. Campinas: Alínea, 2013.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. UFRGS, Porto Alegre, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002

MORETTI, S. L. A.; OLIVEIRA, S. L. I.; SOUZA, C. G. A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais. Revista de Turismo Contemporâneo (RTC), v. 6, n. 1, p. 129-150, 2018.

PERINOTTO, A. R. C.; SOARES, D. B.; SOARES, J. R. R. Websites oficiais como promoção turística: um estudo comparativo entre Brasil, França e Holanda à luz do marketing digital, Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 9 No. 2, p. 1-28, 2020.

PIMENTEL, T. D.; SILVA, J. V. A; COELHO, M. F. Explorando as Práticas Gerenciais nas Atividades Características do Turismo, Rosa dos Ventos-Turismo e Hospitalidade, v. 13, n. 1, 2021.

QUEVEDO, M. Turismo na era do conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2007.

SERRA, L. S.; ALFINITO, S. Comportamento do consumidor de turismo: uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14 (3), pp. 109-133, 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. (23a. ed.). Cortez, São Paulo. 2007.

SILVA, L. C.; COSTA JÚNIOR, L. C. Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros, Revista Turismo em Análise (RTA), v. 31, n. 1, p. 96-114, 2020.

URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel/SESC, 1996.

URRY; J.; LARSEN, J. O olhar do turista 3.0. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2021.

VEAL, Anthony James. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. Trad. Gleice Guerra e Mariana Aldrigui. São Paulo: Aleph, 2011.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.