O cinema documental e a construção da realidade e da memória coletiva dos destinos turísticos

O caso da Serra da Estrela, Portugal

Autores

  • Nelson Oliveira Instituto Politécnico da Guarda/ UDI-IPG – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior

Palavras-chave:

Documentário, Destinos Turísticos, Imagem Turística, Perceções, Serra da Estrela.

Resumo

 

As sociedades modernas têm vindo a reconhecer um papel central aos mass media no processo de formação da opinião pública acerca da generalidade dos assuntos do quotidiano. Foi assim desde as teorias e estudos pioneiros sobre os efeitos dos media e continua a ser com as teorias mais recentes que denotam um olhar renovado a partir de perspetivas comportamental, afetiva e cognitiva. O estudo que suporta este artigo foi alicerçado teoricamente em teorias da comunicação recentes, em particular na Teoria da Construção Social da Realidade articulada com a Teoria da Memória Coletiva. Pretendeu-se refletir a forma como os media, em particular a sétima arte podem contribuir para a construção da imagem dos destinos turísticos focalizando a atenção analítica no efeito das representações, por eles veiculadas, na perceção subjetiva da realidade das suas audiências. Procurou-se aferir a forma como as histórias mais frequentes, as problemáticas mais comuns, as imagens mais icónicas de personagens, acontecimentos e lugares, presentes num conjunto de documentários sobre a Serra da Estrela se refletem nas perceções coletivas acerca destes territórios dos portugueses. Com esse propósito analisaram-se 11 documentários rodados na Serra da Estrela, entre 1965 e 2020 e que tomaram a segunda mais alta montanha portuguesa como atriz principal. As principais conclusões apontam para uma certa similaridade na forma como, ao longo do período em análise, os territórios que enquadram a região da Serra da Estrela têm vindo a ser retratados, indiciando que os documentários são agentes ativos na formação das perceções plasmadas na memória coletiva acerca destes territórios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Oliveira, Instituto Politécnico da Guarda/ UDI-IPG – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior

Doutor em Investigação em Comunicação. Universidade de Vigo, Espanha. Professor adjunto no Instituto Politécnico da Guarda, Portugal.
Membro Integrado da UDI – Unidade de Investigação do Interior

Referências

ALMEIDA, P. La imagen de un Destino Turístico como Antecedente de la Decisión de Visita: análisis comparativo entre los destinos. (Tese Doutoramento). Badajoz: Universidad de Extremadura, 2010.

AUMONT, J. & MICHEL, M. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia Lda. 2013.

BATISTA, G. O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, 2020, 27: 36-44.

BERGER, P. & LUCKMANN, T. A construção social da realidade: um livro sobre a sociologia do conhecimento. Lisboa: Dinalivro. 2004.

BONNEMAISON, J. & CAMBRÉZY, L. Le lien territorial; entre fronteires et identités geographies et cultures. Paris: L’Harmattan. 1996.

BRANDÃO, N. As Notícias nos Telejornais: Que serviço público para o século XXI? Lisboa: Guerra e Paz. 2010.

CARDOZO, P.; TALAVERA, A. Imagem turística projetada em vídeos: uma proposta metodológica. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 8.2: 4-20. 2018.

CHOI, S.; LETHO, X.; MORRISON, A. Destination image representation on the web: Content analysis of Macau travel related websites. Tourism Management, Vol. 28, pp. 118- 129. 2007.

COSTA, W. Estetização da violência e construção do lugar-espetáculo no documentário «Em busca de um lugarcomum». Cidades. Comunidades e Territórios, 2018, 37.

DA SILVA BRITO, A.; VIEIRA, V.; PERINOTTO, A. Cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos no Nordeste brasileiro. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 9.2: 191-216,2019.

DIAS, F. Promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. Atas de 1st Conference on Cinema and Tourism (pp. 7 – 14). 2010. http://arttur.org/ICCT_10/10_ICCT.pdf.

DONAIRE, J. Turisme i cinema. In G. Rámon, Cinema, Publicitat i turismo. (pp. 145 – 153). Girona: Documenta Universitária. 2012.

FERREIRA, N. Adaptação cinematográfica e promoção turística: O turismo cultural no Reino Unido. Atas da 1ª Conferência Internacional Turismo e Cinema (pp. 21 – 25). 2010. http://arttur.org/ICCT_10/10_ICCT.pdf.

FUENTE-ALBA, F. & BASULTO-GALLEGOS, O. An epistemology of documentary genre for social memory in Chile. Cinta de moebio (61), 12-27, 2018. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2018000100012

GARCIA, J. Antropologia del territorio. Madrid: Taller de Ediciones. 1996.GARTNER, W. Temporal Influences on Image Change. Annals of Tourism Research, Vol. 13, nº 4, pp. 635-644. 1986.

GÓMEZ, J. Cine y viaje: las películas amateurs murcianas de los años cincuenta. Cuadernos de turismo, 2001, 8: 77-86.

GUISSONI, R.; ALENCAR, D. A representação mental e social do cinema brasileiro como espaço turístico. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 10.2: 211-236. 2020.

HALBWACHS, M. A memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice. 1990.

MARQUES, C. A Serra da Estrela: Estudo Geográfico. Lisboa: Assírio & Alvim. 1996.

MARTINS, H. Para Uma Antropologia Visual Do Turismo: O Uso crítico De Metodologias E Materiais Visuais». PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural 14 (2). 2016..

MERVILLE, H. Moby Dick, Global Edições, 2020. https://www.globalgreyebooks.com/index.html

MILLÁN, Á; GARCÍA, J. & DÍAZ, E. Film-induced tourism: A latent class segmentation based on satisfaction and future intentions. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 14, n. 4, p. 875-888, 2016.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus Editora. 2005.

NIETO FERRANDO, J.; DEL REY REGUILLO, A. & AFINOGUENOVA, E. Narración, espacio y emplazamiento turístico en el cine español de ficción (1951 – 1977). Revista Latina de Comunicación Social, n. 70, p. 584-610, 17 oct. 2015.

NOGUEIRA, L. Géneros Cinematográficos, Manuais de Cinema II. Livros LabCom. Covilha. 2010.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez.-1993. 1993.

ODIN, R. Filme documentário, leitura documentarizante. Significação: Revista de cultura audiovisual, 2012, 39.37: 10-30.

OLIVEIRA, N. Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios. Vista, n. 2 (Junho) :224-45. 2018.

OLIVEIRA, N. La construcción simbólica de la imagen de los territorios: la Serra da Estrela rntre las imágenes tradicionales y la imagen turística. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural 17 (6):1159-77. 2019.

OSÁCAR MARZAL, E. La Imagen turística de Barcelona a través de las películas Internacionales. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural 14 (4): 14.055. 2016.

PENAFRIA, M. MERINO, F. & MADAÍL, G. Perspectivas de desarrollo para el documentalismo, el documental en soporte digital. Revista latina de comunicación social, (22), 8. 1999.

RAMOS, F. Mas afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC. .2008.

SANTOS, I. & PAULINO, F. O documentário etnográfico: Da memória ao produto turístico». Tékhne-Revista de Estudos Politécnicos, (14), 123-135. 2010.

SILVA, C. A imagem dos destinos turísticos de montanha: olhares dos residentes e dos turistas. (Tese de Doutoramento). Aveiro: Universidade de Aveiro. 2011.

WOLF, M. Los Efectos Sociales de los Media. Barcelona: Paidós. 1994.

Downloads

Publicado

29-06-2022 — Atualizado em 04-07-2022

Versões

Como Citar

Oliveira, N. (2022). O cinema documental e a construção da realidade e da memória coletiva dos destinos turísticos: O caso da Serra da Estrela, Portugal . RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(1), 35–60. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/12979 (Original work published 29º de junho de 2022)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.