Destination branding: o legado de imagem dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Bruno de Oliveira da Silva, Thays Domareski Ruiz

Resumo


Nos últimos anos evidenciou-se uma significativa exploração do possível legado de imagem advindo de megaeventos esportivos por parte dos países e cidades que sediaram estes eventos, tendo como principal justificativa a ampla divulgação gerada, no caso dos Jogos Olímpicos, uma audiência estimada pelo COI - Comitê Olímpico Internacional, em 5 bilhões de pessoas. Toda esta exposição serve também como estratégia de diferenciação para o destination branding, ferramenta fundamental no que tange o marketing de destinos turísticos. O Brasil sediou no período da última década, alguns dos principais eventos do mundo, tendo em 2009 a cidade do Rio de Janeiro sido escolhida como anfitriã da XXXI Olimpíada da Era Moderna. Este trabalho é exploratório e se alicerça como um estudo de caso de cunho qualitativo, amparado por pesquisa bibliográfica e documental; advindo do amplo contexto de destination branding visou-se analisar o legado de imagem que pode ser alcançado a partir dos Jogos Olímpicos, sendo refletido diretamente na atividade turística. O estudo concluiu que apesar dos impactos positivos na imagem da cidade e do país durante a realização do evento, o legado imagético pode estar comprometido por fatores externos, que ofuscam significativamente este processo, como a falta de segurança que assola o país e os altos índices de violência, afetando diretamente a expansão turística local e nacional.


Palavras-chave


Turismo; Megaeventos; Destination Branding; Jogos Olímpicos; Rio 2016

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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