Imagem turística projetada em vídeos: uma proposta metodológica

Autores

  • Poliana Fabíula Cardozo Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná Brasil.
  • Agustín Santana Talavera Universidad de La Laguna

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A3666pp.4-203666

Palavras-chave:

Metodologia, Imagem Projetada, Redes Sociais, YouTube

Resumo

Os estudos publicados sobre imagem turística são bastante numerosos em todo o mundo e em diversas categorias. Contudo, quando se sumarizam tais dados àqueles dedicados às investigações relacionadas a imagem turística projetada por meio de vídeos a realidade mostra que ainda são escassos os relatos de resultados e/ou metodologias já publicados. Assim sendo, este artigo intenciona apresentar uma metodologia de pesquisa para pesquisas dedicadas à temática. A metodologia foi delineada para um estudo de pós doutorado que teve como objetivo analisar a promoção turística de duas localidades espanholas no que diziam respeito ao patrimônio cultural e no formato de vídeos publicados na rede social YouTube. Para tal, foram realizadas etapas bibliográfica e documental que permitiram a elaboração de filtro e ficha normativas de coleta de dados para que a coleta e análise fossem possíveis de forma adequada e completa. Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia é robusta o suficiente para a coleta de campo de vídeos turísticos promocionais, sem embargo para uma análise profunda e global do assunto se fazem necessárias pesquisas bibliográficas e documentais que amparem as reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Fabíula Cardozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná Brasil.

Doutora em geografia, docente e pesquisadora para os cursos de graduação em turismo e pós graduação (mestrado) em educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Paraná, Brasil).

Agustín Santana Talavera, Universidad de La Laguna

Diretor Instituto Universitário de Ciências Políticas e Sociales da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidad de La Laguna (Ilhas Canárias, Espanha). Editor da PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

Cardozo, P. F., & Santana Talavera, A. (2018). Imagem turística projetada em vídeos: uma proposta metodológica. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(2), 4–20. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A3666pp.4-203666

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.