Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal)

Autores

  • Bruno Miguel Sousa Bruno Sousa, PhD IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal CiTUR and UNIAG research member e-mail: bsousa@ipca.pt
  • Laurentina Cruz Vareiro IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal UNIAG research member e-mail: lvareiro@ipca.pt http://orcid.org/0000-0001-8945-1593
  • Diana Coelho IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal
  • Luís Mota IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal
  • Francisca Silva IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal

Palavras-chave:

turismo cultural, turismo criativo, cidades criativas, marketing relacional

Resumo

A criatividade aponta à experiência do consumidor pós-moderno a uma maior evidência do patrimônio local, tornando-se num recurso alternativo para o desenvolvimento turístico. O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (isto é turismo criativo). Pretende-se compreender de que forma turismo criativo contribui para a gestão e relação com os consumidores turísticos a médio e longo prazo. Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar fatos, observar determinados fenômenos e identificar variáveis (teste de hipóteses), com o objetivo de estabelecer relações de causa e efeito. O estudo prevê que, em futuras etapas, se combine a abordagem qualitativa (isto é pesquisas exploratórias) e a abordagem quantitativa (isto é inquéritos por questionário aos turistas de Loulé). Os resultados previstos deverão sugerir que a competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, igualmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão ponderada através das ferramentas do marketing turístico. Neste domínio, o branding surge, por conseguinte, como uma das estratégias mais eficientes para a atração dos consumidores, tendo por base elementos influentes de uma marca turística numa ótica de turismo criativo (por exemplo o caso de Loulé). O presente estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor, o que se reflete na competitividade entre as destinos turísticos e cidades criativas (isto é planejamento de espaços turísticos, estratégias de comunicação, promoção de serviços, vendas integradas e combate à sazonalidade). A presente investigação apresenta contributos para o marketing (por exemplo branding), turismo cultural e criativo e desenvolvimento regional e local (por exemplo planejamento e gestão de destinos e marketing de relacionamentos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Miguel Sousa, Bruno Sousa, PhD IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal CiTUR and UNIAG research member e-mail: bsousa@ipca.pt

Bruno Sousa, PhD

Doutorado em Marketing e Estratégia (Tourism Research)

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

Laurentina Cruz Vareiro, IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal UNIAG research member e-mail: lvareiro@ipca.pt

Coordinating professor of Economics at the School of Management, Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA) Portugal, and research centre: Applied Management Research Unit (UNIAG), Portugal. She has a PhD in Economics (2008) at the University of Minho, Braga. She is the Director of the Department of Management and she is author or co-author of several papers and her research interests include regional, rural and urban economics, tourism economics, rural and cultural tourism. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals, namely, Tourism Geographies, Tourism Management Perspectives, International Journal of Tourism Research, Asia Pacific Journal of Tourism Research, Anatolia, etc. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

Diana Coelho, IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal

Tourism Management IPCA - Master

Luís Mota, IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal

Tourism Management IPCA - Master

Francisca Silva, IPCA – Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Portugal

Tourism Management IPCA - Master

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Sousa, B. M., Vareiro, L. C., Coelho, D., Mota, L., & Silva, F. (2019). Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 62–77. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/6212

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.