Transformações na construção da imagem turística projetada pelo poder público municipal de Campo Grande-MS

Authors

  • Daniela Sottili Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bruno de Souza Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Cristina Statella Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N2.A15743pp.173-19415743

Keywords:

Campo Grande – MS; Turismo; Marketing institucional e Slogans; Imagem urbana

Abstract

Abstract: The present study aims to confront the tourist marketing disclosed in promotional materials from Campo Grande, capital of the state of Mato Grosso do Sul, Brazil, prepared by the public power at the municipal level and the urban reality of the city. The deductive and observational method was used, based on a bibliographic reference related to space, tourism and institutional marketing, as well as tourist brochures, with the intention of identifying which tourist image has been built for this city over the last few years in order to promote tourist activity in this capital. This case study made it possible to observe changes in slogans in tourism marketing due to the discontinuity of inherent public policies and the use of some cultural or natural indicators that are not characteristic of Campo Grande. Data collection required the use of institutional publicity materials prepared from 1998 to the present as a basis. The results indicated the need to discuss the creation of a tourist image for Campo Grande that is more aligned with its urban reality.

Keywords: Campo Grande – MS; Tourism; Institutional marketing and slogans; Urban image.

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Author Biographies

Daniela Sottili Garcia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora efetiva da UEMS, no curso de Turismo. Graduada em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), Graduada em Gestão Pública pela Católica (2022), especialista em Gestão de Turismo, Hotelaria e Eventos pela UNIDERP (2003), mestre em Geografia – Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), doutora em Geografia – Território, Cultura e Representação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professora assistente efetiva no curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Turismo. Principais áreas de atuação: políticas públicas de turismo, mercado turístico urbano, imagem, identidade e cultura dos destinos turísticos. Autora de capítulos de livros, artigos qualificados, participação em eventos nacionais e internacionais.

Email: sottili@uems.br. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2968726408612162. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1941-6853

 

Bruno de Souza Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo, com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Experiências como pesquisador e docente na área de turismo e geografia, com ênfase em ambientes naturais. Interesses de pesquisas, dentre outros assuntos: turismo e meio ambiente, ecoturismo, paisagem, geossistema, geotecnologia.

Patrícia Cristina Statella Martins, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2002. Ministra aulas na Graduação - Turismo - e na Pós-Graduação no curso Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo e atualmente está Coordenando o Curso de Turismo da UEMS/Dourados - MS. É membro do Grupo de Estudo em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade - Gesthos e Turismo, Educação, Emprego e Mercado - TEEM. Atua principalmente nos seguintes temas: Paisagem e Turismo de natureza; Análise Sistêmica e turismo; o fenômeno do turismo e sua interface com o mercado de trabalho. Mãe do Fernando, de 9 anos. Endereço para contato: martinspatricia@uems.br

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Published

2023-12-11

How to Cite

Garcia, D. S., de Souza Lima, B. ., & Statella Martins, P. C. (2023). Transformações na construção da imagem turística projetada pelo poder público municipal de Campo Grande-MS. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(2), 173–194. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N2.A15743pp.173-19415743

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