Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo

Autores

  • José William de Queiroz Barbosa UFRN
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Turismo, Comportamento do consumidor, Pesquisa, Métodos e técnicas

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas voltadas ao comportamento do consumidor em turismo, a fim de identificar os métodos e técnicas utilizados no desenvolvimento de tais pesquisas. Para alcançar este propósito, adotou-se metodologia qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu com base no procedimento ProKnow-C. A partir das bases científicas “Publicações de Turismo”, “SciELO” e “Mendeley”, obteve-se 150 resultados. Após alguns processos de filtragem, chegou-se a uma amostra final de 37 artigos válidos. Foi estabelecido um recorte temporal de 5 anos, portanto, analisou-se publicações entre 2015 e 2020. A análise da amostra foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que, quanto aos métodos de pesquisa, o survey foi o mais recorrente, estando presente em 6 estudos. No tocante às técnicas, a maior presença foi do questionário, identificado em 21 pesquisas, seguido da entrevista, com recorrência em 9 trabalhos. Verificou-se que o ano de 2017 apresentou maior quantidade de pesquisas sobre o tema (11 publicações). Além disso, em relação aos periódicos, identificou-se que a revista Turismo - Visão e Ação foi a mais producente, com 6 publicações sobre o assunto no período analisado. Julga-se necessário que os pesquisadores invistam em estudos de natureza sistemática, a fim de avaliar com mais frequência a qualidade da produção científica sobre o comportamento do consumidor em turismo, para que seja possível alavancar a consolidação de métodos e técnicas de pesquisa próprios da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

AFONSO, M. H.; SOUZA, J. D.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2011.

AGUIAR, P. M.; BAIRRADA, C. M.; COELHO, A. F. M. Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 14, n. 3, p. 64-93, 2020.

ALMEIDA, G. S. D.; PELISSARI, A. S. Satisfação do consumidor com base nos atributos do serviço de hospedagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, p. 32-53, 2019.

ANTONELLI, Ricardo A. et al. Estado da arte do impacto da tecnologia da informação nas organizações: um estudo bibliométrico. CAP Accounting and Management, v. 4, n. 4, p. 77-86, 2010.

AZEVEDO, P.; MOURA, L. R. C.; SOUKI, G. Q. Escolhendo um Restaurante: atributos importantes e suas respectivas dimensões consideradas no processo de decisão do consumidor. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 2, p. 224-244, 2017.

BARBOSA, D. P.; MEDAGLIA, J. Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Marketing & Tourism Review, v. 4, n. 2, 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROSO, Julie et al. The challenges of searching for and retrieving qualitative studies. Western Journal of Nursing Research, v. 25, n. 2, p. 153-178, 2003.

BRITO, F. W. C.; FREITAS, A. A. F. D. Em busca de “likes”: A influência das mídias sociais no comportamento do consumidor no consumo de viagens. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 17, n. 1, p. 113-128, 2019.

CANELA, J. A. P. A.; NAVARRO, M. B. Perfil del consumidor que valora el turismo responsable y smart en la industria hotelera. Journal of Tourism Research, v. 7, n. 1, p. 7-15, 2017.

CENDÓN, B. V.; RIBEIRO, N. A.; CHAVES, C. J. Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes. Informação & Sociedade, v. 24, p. 29-48, 2014.

COBUCI, L. A.; NASCIMENTO, L. A.; MEDEIROS, E. M. Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronómico. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 27/28, p. 2325-2344, 2017.

COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPHERD, R. Turismo: Princípios e Práticas. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003.

CORTEZ, M. C. A.; MONDO, T. S. Comentários on-line: formação de expectativa e decisão de compra de consumidores hoteleiros. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 10, n. 1, p. 119-136, 2018.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed method approaches. Thousand Oaks, California: Sage, 2003.

DAIM, T. U.; RUEDA, G. R.; MARTIN, H. T. Technology forecasting using bibliometric analysis and system dynamics. Technology Management: A Unifying Discipline for Melting the Boundaries, p. 112-122, 2005.

DELGADO, J. M. E. M. El consumidor turístico y la teoría microeconómica. Turismo y Patrimonio, v. 11, p. 67-76, 2017.

ENSSLIN, L. et al. ProKnow-C, Knowledge Development Process-Constructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, 2010.

ESTIVAL, K. G. S. et al. Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), v. 9, n. 2, 2016.

FABRICIUS, S. E.; ERIKSSON, N. Young-elderly individuals use of social media for travel purpose. Tourism & Management Studies, v. 13, n. 1, p. 27-32, 2017.

FARIAS, P. P.; PEDERNEIRAS, M. M. M.; SOUSA SILVA, K. G.; SILVA, E. R. “Paraíso Natural Nas Águas”: O Nível de Satisfação dos Consumidores em Relação aos Passeios de Barco à Picãozinho. Applied Tourism, v. 2, n. 3, p. 136-155, 2017.

FINK, A. The survey handbook. Thousand Oaks, Sage, 1995.

FLAMINIO, G. C.; LOBO, H. A. S. Perfil, expectativas de consumo e satisfação dos visitantes de fim de semana da Vila Histórica de Paranapiacaba-Santo André, SP. Revista Turismo em Análise, v. 26, n. 2, p. 282-307, 2015.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 3, 2000.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 4, p. 44-45, 2002.

GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.

GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 422, 1979.

GREENHALGH, Trisha. How to read a paper: Papers that summarise other papers (systematic reviews and meta-analyses). BMJ, v. 315, n. 7109, p. 672-675, 1997.

HAIR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

HELDER, R. Como fazer análise documental. Porto, Universidade de Algarve, 2006.

HORODYSKI, G.; GÂNDARA, J. M. O Consumo Turístico: as compras racionais e emocionais de souvenirs no destino Curitiba-Brasil. El Periplo Sustentable, v. 33, p. 636-657, 2017.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LÜDKE, M.; MEDA, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, S. B.; GOSLING, M. D. S. Interlocuções entre turismo, comportamento do consumidor e a Sociedade dos Sonhos. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 18, n. 3, p. 503-512, 2020.

MALHEIRO, A.; SOUSA, B.; FERREIRA, L. Compreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspectiva do setor hoteleiro na região norte. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 24, p. 299-312, 2019.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTÍNEZ, M. E. A.; BORJA, M. Á. G.; JIMÉNEZ, J. A. M. Un análisis del efecto de la percepción de justicia de precios en el comportamiento del consumidor en el proceso de reserva de hotel online. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 13, n. 4, p. 849-864, 2015.

MASSUKADO, M. S. Análise comparativa de estratégias qualitativas de investigação: possibilidades para a pesquisa em turismo. Turismo e Sociedade, v. 1, n. 1, 2008.

MOYANO, C. A. M.; LENGLER, J. F. B.; ANGNES, D. L.; SAMPAIO, F. V. Estratégia para fidelização do cliente em turismo: o caso de uma Oktoberfest no Brasil. Turismo-Visão e Ação, v. 17, n. 2, p. 387-413, 2015.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011.

MUNIZ, L. M.; SANTOS, C. A. F. Turismo e Conteúdo Gerado pelo Usuário: Uma Análise Sobre o Comportamento do Consumidor na Internet por Meio de Comentários de Viagens Online. Sinergia-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 23, n. 1, p. 65-80, 2019.

OLIVEIRA, N. M.; STRASSBURG, U.; PIFFER, M. Técnicas de pesquisa qualitativa: uma abordagem conceitual. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 17, n. 32, p. 87-110, 2017.

OLIVEIRA, P.; REMONDES, J. O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 27/28, p. 1367-1378, 2017.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, v. 4, n. 5, p. 129-148, 2008.

ROSSI, J.; RAMOS, C. M. A relevância do uso de smartphones durante a experiência turística. Turismo: Visão e Ação, v. 21, p. 265-290, 2019.

ROSSMAN, G. B.; RALLIS, S. F. Learning in the field: An introduction to qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.

RUIZ-TRIGUEROS, M. V.; DAMIÁN, A. G. El marketing con causa como herramienta para promover comportamientos sostenibles al visitar áreas naturales protegidas como destinos turísticos. Turismo: Visão e Ação, v. 22, p. 402-423, 2020.

SANTOS, F.; LUNARDI, G. L.; MAIA, C. R.; AÑAÑA, E. S. Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 2, 2020.

SANTOS, G. E. O.; PANOSSO NETTO, A.; WANG, X. Análise de citações de periódicos científicos de turismo no Brasil: subsídios para a estimação de indicadores de impacto. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, p. 61-88, 2017.

SERRA, L. S.; ALFINITO, S. Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTUR, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 109-133, 2020.

SILVA, F. F.; JÚNIOR, S. M. Fatores que afetam o encantamento do cliente do turismo de lazer a partir da experiência em parques temáticos. Turismo-Visão e Ação, v. 19, n. 1, p. 103-127, 2016.

SILVA, F. F.; BARRETO, L. M. T. S. A Experiência do consumidor como fator influenciador da formação do encantamento do cliente no turismo e na hospitalidade. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 1, p. 78-95, 2019.

SILVA, G. L.; MENDES FILHO, L. A. M. Agências de viagens on-line: a percepção de diferentes grupos consumidores de meios de hospedagem. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 10, n. 2, p. 49-55, 2016.

SILVA, G. L.; MENDES FILHO, L. Perfil e frequência de uso das On-line Travel Agency (OTA) por consumidores na rede hoteleira de Natal/RN. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 12, n. 1, p. 22-44, 2018.

SILVA, J. M. P. D. O estado-da-arte da literatura em economia e gestão da inovação e tecnologia: um estudo bibliométrico. 68 p. Dissertação (Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, 2008.

SILVA, L. A.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. L. Significados do consumo colaborativo no turismo a partir dos consumidores do AIRBNB. Turismo: Visão e Ação, v. 22, n. 2, p. 380-400, 2020.

SILVA, M. M.; SILVA, J. R. H.; JUNIOR, S. M.; MENDES FILHO, L. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020.

SILVA, P. R.; DEBOÇÃ, L. P.; SILVA, A. J. H.; VEIGA, R. T. Uma análise da produção científica nos periódicos de turismo sobre o tema comportamento do consumidor em turismo. Revista Turismo Visão e Ação, v. 14, n. 1, p. 47-66, 2012.

SOUSA, B.; VASCONCELOS, S. Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca. European Journal of Applied Business Management, Special Issue, p. 1-14, 2018.

SOUSA, B. M. et al. Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal). RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 1, p. 62-77, 2019.

TITO, A. L. A.; BRUMATTI, P. N. M.; NÓBREGA, W. R. M. Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 3, p. 424-437, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VAREIRO, L. M. C.; PINHEIRO, T. C. S. A influência da crise na escolha pelo consumidor entre agências de viagens ou operadores on-line. Turismo-Visão e Ação, v. 19, n. 2, p. 220-243, 2017.

VARENHOLD, M.; GOES, C. A.; MEDEIROS, M. L. Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense. Ágora, v. 21, n. 1, p. 42-54, 2019.

VERA, L. A. R.; GOSLING, M. S. Economia compartilhada no turismo: Uma discussão teórica sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 10, n. 1, p. 226-251, 2017.

VERA, L. A. R.; GOSLING, M. S. Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb. Revista Turismo em Análise, v. 29, n. 3, p. 447-467, 2019.

VILELA, L. O. Aplicação do PROKNOW-C para seleção de um portifólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho da gestão do conhecimento. Revista Gestão Industrial, v. 8, n. 1, p. 76-92, 2012.

Downloads

Publicado

29-06-2022

Como Citar

Barbosa, J. W. de Q., & Alexandre, M. L. de O. (2022). Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(1), 199–227. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13394

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.