Representações do Consumo Turístico nas Mídias Sociais e o Processo de Co-construção do Eu Estendido dos Consumidores

Autores

  • Arleide do Nascimento Vasconcelos Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anderson Gomes de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José William de Queiroz Barbosa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V14.N1.A17500pp.148-16617500

Palavras-chave:

Eu estendido digital, Mídias sociais, Consumo turístico, Co-construção do Eu

Resumo

O conceito do Eu estendido digital tem sido estudado com frequência pela área de marketing, mas ainda é escasso no contexto das pesquisas em turismo. Considerando que a maioria dos indivíduos costuma utilizar as redes sociais para publicar conteúdos relacionados ao consumo turístico, torna-se relevante analisar até que ponto isso contribui para a co-construção do Eu em âmbito virtual. Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar como se dá a constituição do Eu estendido no ambiente digital, tendo como perspectiva de análise o processo de co-construção retórica de experiências turísticas compartilhadas nas mídias sociais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se o perfil do Instagram "Mundo Sem Fim" (@mundosf), uma página administrada por influenciadores de viagem. Primeiramente, foram coletadas todas as legendas associadas às fotos publicadas no perfil no período de janeiro a outubro de 2023. Em seguida, foram coletados todos os comentários referentes à foto com o maior número de curtidas e comentários simultaneamente no mesmo período. Os dados foram analisados pelo software Atlas.ti versão 23.2.1, gerando nuvens de palavras e com auxílio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as narrativas utilizadas pelos influenciadores despertam a atenção dos seguidores, estimulando-os a interagir com comentários e curtidas, fazendo com que o Eu estendido digital seja co-construído a partir dessa interação. Este estudo contribui para o avanço no entendimento sobre o comportamento de co-construção do Eu estendido dos consumidores no âmbito do turismo. Além disso, contribui para a literatura relacionada ao Eu estendido e turismo, o que não é recorrente em pesquisas da área. O entendimento desse fenômeno fornece subsídios informacionais para compreender como os turistas constroem e projetam suas identidades online, o que pode otimizar estratégias de engajamento e comunicação nas plataformas digitais.

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Biografia do Autor

Arleide do Nascimento Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Anderson Gomes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT/UFPE).

José William de Queiroz Barbosa, UFRN

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

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Publicado

29-05-2024

Como Citar

Fernandes, A. do N. V., de Souza, A. G., & Barbosa, J. W. de Q. (2024). Representações do Consumo Turístico nas Mídias Sociais e o Processo de Co-construção do Eu Estendido dos Consumidores. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(1), 148–166. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V14.N1.A17500pp.148-16617500

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