Representações do Consumo Turístico nas Mídias Sociais e o Processo de Co-construção do Eu Estendido dos Consumidores

Autores

  • Arleide do Nascimento Vasconcelos Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anderson Gomes de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José William de Queiroz Barbosa UFRN

Palavras-chave:

Eu estendido digital, Mídias sociais, Consumo turístico, Co-construção do Eu

Resumo

O conceito do Eu estendido digital tem sido estudado com frequência pela área de marketing, mas ainda é escasso no contexto das pesquisas em turismo. Considerando que a maioria dos indivíduos costuma utilizar as redes sociais para publicar conteúdos relacionados ao consumo turístico, torna-se relevante analisar até que ponto isso contribui para a co-construção do Eu em âmbito virtual. Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar como se dá a constituição do Eu estendido no ambiente digital, tendo como perspectiva de análise o processo de co-construção retórica de experiências turísticas compartilhadas nas mídias sociais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se o perfil do Instagram "Mundo Sem Fim" (@mundosf), uma página administrada por influenciadores de viagem. Primeiramente, foram coletadas todas as legendas associadas às fotos publicadas no perfil no período de janeiro a outubro de 2023. Em seguida, foram coletados todos os comentários referentes à foto com o maior número de curtidas e comentários simultaneamente no mesmo período. Os dados foram analisados pelo software Atlas.ti versão 23.2.1, gerando nuvens de palavras e com auxílio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as narrativas utilizadas pelos influenciadores despertam a atenção dos seguidores, estimulando-os a interagir com comentários e curtidas, fazendo com que o Eu estendido digital seja co-construído a partir dessa interação. Este estudo contribui para o avanço no entendimento sobre o comportamento de co-construção do Eu estendido dos consumidores no âmbito do turismo. Além disso, contribui para a literatura relacionada ao Eu estendido e turismo, o que não é recorrente em pesquisas da área. O entendimento desse fenômeno fornece subsídios informacionais para compreender como os turistas constroem e projetam suas identidades online, o que pode otimizar estratégias de engajamento e comunicação nas plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arleide do Nascimento Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Anderson Gomes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT/UFPE).

José William de Queiroz Barbosa, UFRN

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Referências

AGUSTIN, Sari Monik. Digital Body: Horcrux of Extended Self in Post-Human Era. Jurnal Komunikasi Indonesia, v. 7, n. 3, p. 204-214, 2018. Link

ALVES, Helena; FERNANDES, Cristina; RAPOSO, Mário. Social media marketing: a literature review and implications. Psychology & Marketing, v. 33, n. 12, p. 1029-1038, 2016. https://doi.org/10.1002/mar.20936

ARTZ, Brian; KITCHEOS, Alex. Microtransactions: A Study of Consumer Behavior and Virtual Goods/Services Among Students at Linköping University in Sweden (Trabalho de Conclusão de Curso). Bacharelado em Administração de Negócios, 2016. Link

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Almedina, 2011

BELK, Russell W. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p. 139-168, 1988. https://doi.org/10.1086/209154

______. Extended self in a digital world. Journal of Consumer Research, v. 40, n. 3, p. 477-500, 2013. https://doi.org/10.1086/671052

BORGES, Juliana Vieira et al. Identidade e Consumo na Meia-idade: Uma Perspectiva Teórica. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 10, n. 1, p. 62-75, 2020. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i1.46111

BRITO, Francisco Wilker Carneiro; FREITAS, A. A. F. D. Em busca de “likes”: A influência das mídias sociais no comportamento do consumidor no consumo de viagens. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 17, p. 113-128, 2019.

COSTA, Wagner Fernandes et al. Uso de instrumentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa: um estudo em produções científicas de turismo. Turismo: visão e ação, v. 20, n. 1, p. 02-28, 2018. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p02-28

DANTAS, Bruna L. L.; ABREU, Nelsio R. Análise da influência do consumo conspícuo de fast fashion nas construções identitárias no Instagram. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, 2020. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG200043

DE SOUZA, Sheila Cristina; MACHADO, Danielle Fernandes Costa. Uso e influência das mídias sociais no planejamento de viagens: Um estudo quantitativo. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 2, p. 254-270, 2017. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p254-270

FERRARO, Rosellina; ESCALAS, Jennifer Edson; BETTMAN, James R. Our possessions, our selves: Domains of self-worth and the possession–self link. Journal of Consumer Psychology, v. 21, n. 2, p. 169-177, 2011. https://doi.org/10.1016/j.jcps.2010.08.007

FRANÇA, Fernando Wilson de Lima Soares. A mercadoria Eu: os influenciadores digitais na mídia social Instagram. 2022. http://hdl.handle.net/11449/237440

GALVÃO, Cleyton Leandro. O problema da identidade nas tecnologias da informação e comunicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 2, p. 104-114, 2020. https://doi.org/10.21728/logeion.2020v6n2.p104-114

GARCIA, Sheila Farias Alves; MARCHI, Gabriela de Melo; JUNGLES, Bruna Ferreira. Self-extension in the digital world: conceptual framework proposal. Revista Brasileira de Marketing, v. 19, n. 2, p. 309-322, 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17772

HOLIDAY, Steven; NORMAN, Mary S.; DENSLEY, Rebecca L. Sharenting and the extended self: Self-representation in parents’ Instagram presentations of their children. Popular Communication, v. 20, n. 1, p. 1-15, 2022. https://doi.org/10.1080/15405702.2020.1744610

JAIN, Varsha et al. Narratives selves in the digital world: An empirical investigation. Journal of consumer behaviour, v. 20, n. 2, p. 368-380, 2021. https://doi.org/10.1002/cb.1869

JAMES, William. The Principles of Psychology, v. 1, New York: Henry Holt, 1890.

KIM, Kyungmi; JOHNSON, Marcia K. Extended self: medial prefrontal activity during transient association of self and objects. Social cognitive and affective neuroscience, v. 7, n. 2, p. 199-207, 2012. https://doi.org/10.1093/scan/nsq096

LIMA, Anderson. Casal que toca o canal Mundo sem Fim no Youtube visita a PB. Paraíba: Paraíba criativa, 2023. a cultura paraibana no mundo da economia criativa. Disponível em: https://paraibacriativa.com.br/casal-que-toca-o-canal-mundo-sem-fim-no-youtube-visita-a-pb/. Acesso em: 2 out. 2023.

LIMA, Vitor Moura et al. Eu, meu lugar e eu mesmo: explorando a ligação entre consumidores e lugares com um tempero do Nordeste brasileiro. Cadernos EBAPE. BR, v. 18, p. 609-622, 2020. https://doi.org/10.1590/1679-395120190151

MACEDO, Lídia Suzana Rocha de; SILVEIRA, Amanda da Costa da. Self: um conceito em desenvolvimento. Paidéia, v. 22, n. 52, p. 281-290, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200014

MANOLICA, Adriana; CLUCI, Marius-Iulian; ROMAN, Teodora. The Consumer Explained through the Extended-Self. Ovidius University Annals, Series Economic Sciences, v. 21, n. 1, 2021. https://stec.univ-ovidius.ro/html/anale/RO/2021/Section%204/18.pdf

MARTINS, Valquíria Marchezan Colatto; DE OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder; CORSO, Kathiane Benedetti. Sou o que eu Consumo? Smartphones e o self estendido a luz de paradoxos tecnológicos. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 3, p. 329-343, 2018. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3528

MESSINGER, Paul R. et al. Reflections of the extended self: Visual self-representation in avatar-mediated environments. Journal of Business Research, v. 100, p. 531-546, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.12.020

NASCIMENTO, Estefanie Silva et al. Influência da Mudança de Status Econômico sobre o self Estendido. Revista de Administração IMED, v. 7, n. 2, p. 323-347, 2017. https://doi.org/10.18256/2237-7956.2017.v7i2.1955

OLIVEIRA, Renata Couto de Azevedo; AYROSA, Eduardo André Teixeira. O colecionador de tatuagens: consumo curatorial e identidade. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, p. 110-123, 2016. https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11260

OLIVEIRA, Mário José; TROCCOLI, Irene Raguenet; ALTAF, Joyce Gonçalves. Eu estendido e tatuagem: um aspecto identitário no comportamento do consumidor. Pensamento & Realidade, v. 27, n. 1, p. 98-117, 2012. https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/11527/8342

OLLARI, Katariina. How Podcasts Became the Radio of the Future: Understanding Factors That Influ-ence Podcast Consumption Among Millennials. (Dissertação). Mestrado em Marketing, Aalto University School of Business, 2020. http://urn.fi/URN:NBN:fi:aalto-2020120656163

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 1, p. 201-219, 2017. https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833

SHETH, Jagdish N.; SOLOMON, Michael R. Extending the extended self in a digital world. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 22, n. 2, p. 123-132, 2014. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679220201

SILVA, Ayslane; MENDES-FILHO, Luiz. Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 17, p. e-2669, 2023. https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2669

SILVA, Marianny Jessica de Brito et al. Entre posse e acesso: compreendendo a extensão do self no consumo colaborativo. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 93, p. 333-356, 2020. https://doi.org/10.1590/1984-927093

SOUSA JÚNIOR, João Henriques. Análise epistemológica da teoria do eu estendido. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, v. 9, n. 7, 2020. https://ojs.southfloridapublishing.com/ojs/index.php/rccs/article/view/2308/1834

STEFFENS, Nicole; BARTH, Mauricio. Viajando através das redes: uso e influência das redes sociais no planejamento de viagens turísticas. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 16, n. 1, p. 4, 2022.

TYMOSHCHUK, Oksana et al. Mediação digital para a inovação territorial: um estudo de caso múltiplo em redes sociais digitais. Observatorio (OBS*), v. 13, n. 4, 2019.

WANG, Li; ALASUUTARI, Pertti. Co-construction of the tourist experience in social networking sites: Two forms of authenticity intertwined. Tourist Studies, v. 17, n. 4, p. 388-405, 2017. https://doi.org/10.1177/1468797616687559

WONG, Phoebe; HOGG, Margaret K.; VANHARANTA, Markus. Couples' narratives of shared‐self, possessions and consumption experiences. Journal of Consumer Behaviour, v. 16, n. 1, p. 72-81, 2017. https://doi.org/10.1002/cb.1606

ZUCCO, Fabricia Durieux et al. Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, p. 320-346, 2017. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309

Downloads

Publicado

29-05-2024

Como Citar

Fernandes, A. do N. V., de Souza, A. G., & Barbosa, J. W. de Q. (2024). Representações do Consumo Turístico nas Mídias Sociais e o Processo de Co-construção do Eu Estendido dos Consumidores. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(1), 148–166. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/17500

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.