Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo

Autores

  • José William de Queiroz Barbosa UFRN
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Turismo, Comportamento do consumidor, Pesquisa, Métodos e técnicas

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas voltadas ao comportamento do consumidor em turismo, a fim de identificar os métodos e técnicas utilizados no desenvolvimento de tais pesquisas. Para alcançar este propósito, adotou-se metodologia qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu com base no procedimento ProKnow-C. A partir das bases científicas “Publicações de Turismo”, “SciELO” e “Mendeley”, obteve-se 150 resultados. Após alguns processos de filtragem, chegou-se a uma amostra final de 37 artigos válidos. Foi estabelecido um recorte temporal de 5 anos, portanto, analisou-se publicações entre 2015 e 2020. A análise da amostra foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que, quanto aos métodos de pesquisa, o survey foi o mais recorrente, estando presente em 6 estudos. No tocante às técnicas, a maior presença foi do questionário, identificado em 21 pesquisas, seguido da entrevista, com recorrência em 9 trabalhos. Verificou-se que o ano de 2017 apresentou maior quantidade de pesquisas sobre o tema (11 publicações). Além disso, em relação aos periódicos, identificou-se que a revista Turismo - Visão e Ação foi a mais producente, com 6 publicações sobre o assunto no período analisado. Julga-se necessário que os pesquisadores invistam em estudos de natureza sistemática, a fim de avaliar com mais frequência a qualidade da produção científica sobre o comportamento do consumidor em turismo, para que seja possível alavancar a consolidação de métodos e técnicas de pesquisa próprios da área.

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Biografia do Autor

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

29-06-2022

Como Citar

Barbosa, J. W. de Q., & Alexandre, M. L. de O. (2022). Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(1), 199–227. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13394

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