Representações do Consumo Turístico nas Mídias Sociais e o Processo de Co-construção do Eu Estendido dos Consumidores
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V14.N1.A17500pp.148-16617500Palavras-chave:
Eu estendido digital, Mídias sociais, Consumo turístico, Co-construção do EuResumo
O conceito do Eu estendido digital tem sido estudado com frequência pela área de marketing, mas ainda é escasso no contexto das pesquisas em turismo. Considerando que a maioria dos indivíduos costuma utilizar as redes sociais para publicar conteúdos relacionados ao consumo turístico, torna-se relevante analisar até que ponto isso contribui para a co-construção do Eu em âmbito virtual. Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar como se dá a constituição do Eu estendido no ambiente digital, tendo como perspectiva de análise o processo de co-construção retórica de experiências turísticas compartilhadas nas mídias sociais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se o perfil do Instagram "Mundo Sem Fim" (@mundosf), uma página administrada por influenciadores de viagem. Primeiramente, foram coletadas todas as legendas associadas às fotos publicadas no perfil no período de janeiro a outubro de 2023. Em seguida, foram coletados todos os comentários referentes à foto com o maior número de curtidas e comentários simultaneamente no mesmo período. Os dados foram analisados pelo software Atlas.ti versão 23.2.1, gerando nuvens de palavras e com auxílio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as narrativas utilizadas pelos influenciadores despertam a atenção dos seguidores, estimulando-os a interagir com comentários e curtidas, fazendo com que o Eu estendido digital seja co-construído a partir dessa interação. Este estudo contribui para o avanço no entendimento sobre o comportamento de co-construção do Eu estendido dos consumidores no âmbito do turismo. Além disso, contribui para a literatura relacionada ao Eu estendido e turismo, o que não é recorrente em pesquisas da área. O entendimento desse fenômeno fornece subsídios informacionais para compreender como os turistas constroem e projetam suas identidades online, o que pode otimizar estratégias de engajamento e comunicação nas plataformas digitais.
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