Cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste brasileiro

Antonio Marcos da Silva Brito, Vinicius Boneli Vieira, André Riani Costa Perinotto

Resumo


O presente artigo procura analisar a relação entre o marketing turístico e o segmento de turismo cinematográfico como forma de divulgação de destinos no nordeste brasileiro, visto o alcance desse tipo de ferramenta, que atinge os mais diversos públicos e a facilidade de acesso aos serviços de streaming que possibilitaram o consumo de produções audiovisuais com uma melhor qualidade e comodidade. O foco do trabalho no nordeste busca propor uma nova segmentação de turismo para a região a qual já foi cenário de diversas produções, para que assim aumente a oferta turística e consequentemente a demanda no local. A pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários online via Google Forms com participantes de grupos de cinema e turismo no Facebook. Os dados coletados mostraram que o cinema pode funcionar como uma ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste, pois as produções ambientadas na região atingem os mais diversos públicos das diferentes regiões do país.

Palavras-chave


Cinema; Marketing; Turismo

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).