A Reputação online da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, São Paulo, Brasil

Autores

  • Daiane Mavian da Silva SENAC,Brasil
  • Rosana Nogueira de Oliveira Universidade Estadual de Goias
  • Marinês da Conceição Walkowski Universidade Federal do Paraná
  • André Riani Costa Perinotto UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N2.A15200pp.225-24815200

Palavras-chave:

Reputação, Festa da Flores e Morango, Alimentação, Turismo

Resumo

A proposta do presente estudo é a análise da reputação da Festa das Flores e Morangos, que ocorre na cidade de Atibaia em São Paulo. Os dados foram levantados das avaliações feitas pelos visitantes da festa, no site TripAdvisor com um recorte temporal de um ano, isto é, de setembro de 2017 a setembro de 2018. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, documental e de fonte secundária uma vez que utiliza os dados secundários e os apresenta em números. A compilação das informações foi realizada com base nas categorias e avaliações já apresentadas no site TripAdvisor, contudo foi elaborado um roteiro de entrevistas com as perguntas escolhidas pelos autores de forma que as avaliações venham a ajudar a traçar um perfil do evento. Como resultados da pesquisa foi notado que há uma preponderância de visitantes da região Sudeste. Concernente ao valor dos ingressos e à variedade da oferta gastronômica, apesar de quase metade dos respondentes não terem avaliado sobre os temas, apenas uma pequena parte não se mostrou satisfeita com a variedade gastronômica. Reforçando a atitude positiva para o grau de satisfação, quase a metade dos respondentes fizeram uma avaliação positiva do evento. Este trabalho visa contribuir com informações para um futuro visitante, mesmo após dois anos sem a edição do evento por conta da COVID-19 e ajudar os organizadores do evento a identificar pontos críticos auxiliando-os no planejamento das próximas edições da festa

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Biografia do Autor

Daiane Mavian da Silva, SENAC,Brasil

Graduada em Turismo e técnica em Guia de Turismo, após atuação como consultora de viagens adquiriu experiência internacional atuando com guiamentos e Alimentos e Bebidas. Especialista em Gastronomia (SENAC), Especialização em Administração Hoteleira Senac. Atualmente recebe grupos de estrangeiros e atua no administrativo de uma indústria de sorvetes

Rosana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual de Goias

Técnica em hospedagem, graduada em Turismo e em Direito. Especialista em gestão dos serviços da hospitalidade, especialista em Docência na educação profissional e tecnológica. Aluna da especialização em Desenvolvimento regional Planejamento Turístico na UEG/GO. Desenvolve pesquisas juntamente com grupo de estudo - Pibic nas áreas mobilidade e transporte no Instituto Federal de Goiás-IFG/GO e atua como secretária executiva da presidência de um Sindicato.

Marinês da Conceição Walkowski, Universidade Federal do Paraná

Professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Realizou estágio de doutorado no exterior (Universidade de Lisboa). Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria (Universidade do Vale do Itajaí), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Turismo (Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina).

André Riani Costa Perinotto, UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação (processos midiáticos) - UNISINOS. Professor Associado - D.E. (Efetivo) no Curso de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente do Mestrado em Turismo da UFPR e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

Silva, D. M. da ., Oliveira, R. N. de ., Walkowski, M. da C. ., & Perinotto, A. R. C. (2023). A Reputação online da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, São Paulo, Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(2), 225–248. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N2.A15200pp.225-24815200

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