Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil

André Riani Costa Perinotto, Janaina Cavalcante Farias Camarço, Solano de Souza Braga, Guilherme Augusto Pereira Malta

Resumo


Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Esta pesquisa teve como objetivo problematizar, analisar, avaliar e refletir sobre a hotelaria do luxo para compreender a dimensão de sua abrangência no mercado turístico brasileiro. O percurso metodológico adotado consistiu na revisão bibliográfica que aborda assuntos-chave relacionados ao tema da hotelaria de luxo. O levantamento bibliográfico foi baseado em conceitos apresentados por Beni (2011), Campos e Gonçalves (1998), Castarède (2005), Castells (1999), Cooper (2007; 2011), Lipovetsky (2005;2007), Silva (2015) e Solomon (2002). A base teórica foi complementada com dados qualitativos e quantitativos de fontes como o Ministério do Turismo e Organização Mundial do Turismo.  Foi possível concluir que o Brasil possui grande potencial para desenvolver produtos dentro do segmento da hotelaria de luxo, porém existem ainda poucos hotéis de luxo no Brasil em relação à demanda crescente por esses tipos de serviços. Os resultados apresentados, de forma resumida, integram a dissertação de mestrado intitulada “Percepções sobre serviços em hotéis de luxo do Ceará registradas no Tripadvisor”, defendida no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos-MPGNT da Universidade Estadual do Ceará em 2018.


Palavras-chave


hotelaria; luxo; Brasil; turismo; segmentação

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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