Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil
Palavras-chave:
hotelaria, luxo, Brasil, turismo, segmentaçãoResumo
Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Esta pesquisa teve como objetivo problematizar, analisar, avaliar e refletir sobre a hotelaria do luxo para compreender a dimensão de sua abrangência no mercado turístico brasileiro. O percurso metodológico adotado consistiu na revisão bibliográfica que aborda assuntos-chave relacionados ao tema da hotelaria de luxo. O levantamento bibliográfico foi baseado em conceitos apresentados por Beni (2011), Campos e Gonçalves (1998), Castarède (2005), Castells (1999), Cooper (2007; 2011), Lipovetsky (2005;2007), Silva (2015) e Solomon (2002). A base teórica foi complementada com dados qualitativos e quantitativos de fontes como o Ministério do Turismo e Organização Mundial do Turismo. Foi possível concluir que o Brasil possui grande potencial para desenvolver produtos dentro do segmento da hotelaria de luxo, porém existem ainda poucos hotéis de luxo no Brasil em relação à demanda crescente por esses tipos de serviços. Os resultados apresentados, de forma resumida, integram a dissertação de mestrado intitulada “Percepções sobre serviços em hotéis de luxo do Ceará registradas no Tripadvisor”, defendida no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos-MPGNT da Universidade Estadual do Ceará em 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).