Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil

Autores

  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Janaina Cavalcante Farias Camarço Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará
  • Solano de Souza Braga UFPI
  • Guilherme Augusto Pereira Malta UFJF

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7107pp.219-2477107

Palavras-chave:

hotelaria, luxo, Brasil, turismo, segmentação

Resumo

Os hotéis de luxo são definidos por possuir qualidade e conforto nas instalações, excelência nos serviços e atenção absoluta ao cliente. Esta pesquisa teve como objetivo problematizar, analisar, avaliar e refletir sobre a hotelaria do luxo para compreender a dimensão de sua abrangência no mercado turístico brasileiro. O percurso metodológico adotado consistiu na revisão bibliográfica que aborda assuntos-chave relacionados ao tema da hotelaria de luxo. O levantamento bibliográfico foi baseado em conceitos apresentados por Beni (2011), Campos e Gonçalves (1998), Castarède (2005), Castells (1999), Cooper (2007; 2011), Lipovetsky (2005;2007), Silva (2015) e Solomon (2002). A base teórica foi complementada com dados qualitativos e quantitativos de fontes como o Ministério do Turismo e Organização Mundial do Turismo.  Foi possível concluir que o Brasil possui grande potencial para desenvolver produtos dentro do segmento da hotelaria de luxo, porém existem ainda poucos hotéis de luxo no Brasil em relação à demanda crescente por esses tipos de serviços. Os resultados apresentados, de forma resumida, integram a dissertação de mestrado intitulada “Percepções sobre serviços em hotéis de luxo do Ceará registradas no Tripadvisor”, defendida no Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos-MPGNT da Universidade Estadual do Ceará em 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutorado em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba).

Janaina Cavalcante Farias Camarço, Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará

Graduação em Ciências Contábeis, UFPI. Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE.

Solano de Souza Braga, UFPI

Doutorando em desenvolvimento e meio ambiente -PRODEMA/UFPI, Mestre em Geografia - IGC/UFMG (2011); licenciatura em Geografia, UNIVERSO (2014);Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo pelo IGC/UFMG (2006). Professor no curso de bacharelado Turismo da UFPI.

Guilherme Augusto Pereira Malta, UFJF

Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG. Possui experiência na área do turismo, com ênfase em planejamento integrado do turismo e elaboração de projetos turísticos. Linhas de pesquisa: turismo, inovação, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, avaliação e monitoramento de políticas públicas de turismo. Professor adjunto do DETUR-UFJF.

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Camarço, J. C. F., Braga, S. de S., & Malta, G. A. P. (2019). Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 219–247. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7107pp.219-2477107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.