Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N1.A9422pp.68-849422Palavras-chave:
Turismo gastronômico, turismo culturalResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder público de Minas Gerais, por meio das ações e projetos de órgãos e instituições, utilizaram a gastronomia mineira como um produto, para impulsionar a atividade turística. Como objetivos específicos, o artigo em questão se propôs analisar a relevância da gastronomia, considerando os aspectos, significados e as experiências que ela oferece ao turista, buscou-se entender como Minas Gerais inovou, apostando na gastronomia como elemento de diversificação da oferta e da promoção turística e identificou ainda as ações e projetos governamentais existentes no estado, voltados para a promoção da gastronomia no cenário mineiro. A metodologia deste estudo de abordagem qualitativa baseou-se na realização de pesquisa bibliográfica a qual investigou e analisou os conceitos que perpassam a gastronomia e a promoção turística partindo de consultas de fontes bibliográficas primárias e secundárias, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível observar que a gastronomia contribui para a integração e desenvolvimento regional por meio do incentivo ao turismo, devido à experiência proporcionada aos visitantes, onde esses muitas vezes têm a opção além de vivenciar as etapas de produção artesanalmente, conhecer a tradição local e o modo de vida da população. Tal vivência se apresenta como um produto gastronômico formatado e comercializado, com potencial para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Foi possível constatar que as estratégias de promoção utilizadas tanto pela Secult-Mg quanto por outros órgãos para divulgar a gastronomia, são os eventos gastronômicos, planos e programas, ações de press trips e as feiras de turismo.Downloads
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Publicado
03-06-2020
Como Citar
Pereira, J. K. do C., Maia, N. S., & Brito, T. R. de S. (2020). Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 10(1), 68–84. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N1.A9422pp.68-849422
Edição
Seção
Artigos
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