Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N1.A9422pp.68-849422

Palavras-chave:

Turismo gastronômico, turismo cultural

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder público de Minas Gerais, por meio das ações e projetos de órgãos e instituições, utilizaram a gastronomia mineira como um produto, para impulsionar a atividade turística. Como objetivos específicos, o artigo em questão se propôs analisar a relevância da gastronomia, considerando os aspectos, significados e as experiências que ela oferece ao turista, buscou-se entender como Minas Gerais inovou, apostando na gastronomia como elemento de diversificação da oferta e da promoção turística e identificou ainda as ações e projetos governamentais existentes no estado, voltados para a promoção da gastronomia no cenário mineiro. A metodologia deste estudo de abordagem qualitativa baseou-se na realização de pesquisa bibliográfica a qual investigou e analisou os conceitos que perpassam a gastronomia e a promoção turística partindo de consultas de fontes bibliográficas primárias e secundárias, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível observar que a gastronomia contribui para a integração e desenvolvimento regional por meio do incentivo ao turismo, devido à experiência proporcionada aos visitantes, onde esses muitas vezes têm a opção além de vivenciar as etapas de produção artesanalmente, conhecer a tradição local e o modo de vida da população. Tal vivência se apresenta como um produto gastronômico formatado e comercializado, com potencial para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Foi possível constatar que as estratégias de promoção utilizadas tanto pela Secult-Mg quanto por outros órgãos para divulgar a gastronomia, são os eventos gastronômicos, planos e programas, ações de press trips e as feiras de turismo. 

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Biografia do Autor

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do curso de Turismo UFMG. Doutoranda em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Mestre em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Especialista em Políticas Públicas pela UNICAMP. Bacharel em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Nayane Suelen Maia, UFMG

Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduação em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Thalita Regina de Souza Brito, UFMG

Pós Graduação em Planejamento Ambiental Urbano - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

03-06-2020

Como Citar

Pereira, J. K. do C., Maia, N. S., & Brito, T. R. de S. (2020). Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 10(1), 68–84. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N1.A9422pp.68-849422

Edição

Seção

Artigos

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