Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Nayane Suelen Maia, Thalita Regina de Souza Brito

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder público de Minas Gerais, por meio das ações e projetos de órgãos e instituições, utilizaram a gastronomia mineira como um produto, para impulsionar a atividade turística. Como objetivos específicos, o artigo em questão se propôs analisar a relevância da gastronomia, considerando os aspectos, significados e as experiências que ela oferece ao turista, buscou-se entender como Minas Gerais inovou, apostando na gastronomia como elemento de diversificação da oferta e da promoção turística e identificou ainda as ações e projetos governamentais existentes no estado, voltados para a promoção da gastronomia no cenário mineiro. A metodologia deste estudo de abordagem qualitativa baseou-se na realização de pesquisa bibliográfica a qual investigou e analisou os conceitos que perpassam a gastronomia e a promoção turística partindo de consultas de fontes bibliográficas primárias e secundárias, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível observar que a gastronomia contribui para a integração e desenvolvimento regional por meio do incentivo ao turismo, devido à experiência proporcionada aos visitantes, onde esses muitas vezes têm a opção além de vivenciar as etapas de produção artesanalmente, conhecer a tradição local e o modo de vida da população. Tal vivência se apresenta como um produto gastronômico formatado e comercializado, com potencial para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Foi possível constatar que as estratégias de promoção utilizadas tanto pela Secult-Mg quanto por outros órgãos para divulgar a gastronomia, são os eventos gastronômicos, planos e programas, ações de press trips e as feiras de turismo. 

Palavras-chave


Turismo gastronômico, turismo cultural

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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