Turismo pedagógico: um olhar acerca da formação do sujeito crítico por meio da prática de mediação museológica

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Ismael Da Costa Nascimento

Resumo


Este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender a prática do Turismo Pedagógico no Instituto Inhotim através do programa de arte e educação proposto pelo complexo museológico. Como objetivos específicos analisaram-se de que forma a proposta de Turismo Pedagógico é aplicada, as ferramentas educativas utilizadas, assimilação da prática por parte dos indivíduos e como esse processo contribui para a formação do sujeito crítico. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, aplicação de mapa conceitual e trabalho de campo, tendo como base o “Guia Básico de Educação Patrimonial”. Constatou-se a integração do museu com a sociedade por meio do Turismo Pedagógico, no qual a visita mediada proporcionou mudança de valores e sentimento de pertencimento nos educandos. Conclui-se, que de fato ocorreram transformações de pensamentos e atitudes do público investigado, auxiliando no processo de formação enquanto sujeitos críticos.


Palavras-chave


Turismo Pedagógico; Mediação; Educação patrimonial; Museu; sujeito crítico.

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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