Turismo pedagógico: um olhar acerca da formação do sujeito crítico por meio da prática de mediação museológica
Palavras-chave:
Turismo Pedagógico, Mediação, Educação patrimonial, Museu, sujeito crítico.Resumo
Este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender a prática do Turismo Pedagógico no Instituto Inhotim através do programa de arte e educação proposto pelo complexo museológico. Como objetivos específicos analisaram-se de que forma a proposta de Turismo Pedagógico é aplicada, as ferramentas educativas utilizadas, assimilação da prática por parte dos indivíduos e como esse processo contribui para a formação do sujeito crítico. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, aplicação de mapa conceitual e trabalho de campo, tendo como base o “Guia Básico de Educação Patrimonial”. Constatou-se a integração do museu com a sociedade por meio do Turismo Pedagógico, no qual a visita mediada proporcionou mudança de valores e sentimento de pertencimento nos educandos. Conclui-se, que de fato ocorreram transformações de pensamentos e atitudes do público investigado, auxiliando no processo de formação enquanto sujeitos críticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).