Fatores determinantes da oferta turística de Natal-RN
Um olhar de agências de viagens e guias de turismo
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N1.A15075pp.83-10315075Palavras-chave:
Oferta Turística, Natal/RN, Agências de Receptivo, Guias de TurismoResumo
O turismo, considerado um fenômeno, pode ser abordado em diversas esferas tendo em vista a capacidade de integração que a atividade possibilita. Com relação a essa integração e mais precisamente na formação da oferta turística, a presente pesquisa teve como objetivo estudar os fatores determinantes na formação dos componentes da oferta turística comercializada pelas agências de receptivo e guias de turismo do destino Natal/RN. Em buscas sobre a temática em periódicos e anais, foi possível observar a escassez de estudos relacionados à temática, bem como acerca dos atores que possuem maior influência na inclusão e exclusão destes fatores. A partir da pouca produção que aborde o tema, e na perspectiva da autora que vivência esses meios, desencadeou-se a necessidade de explorar esse campo em uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram pesquisas bibliográficas e entrevista com os atores mencionados, através de perguntas semiestruturadas, visando encontrar os elementos determinantes na formação da oferta a partir do olhar dos representantes de agências de viagens e guias de turismo, bem como discorrer sobre a temática. Foi possível observar que existem fatores que determinam a formação dos componentes da oferta turística, e que esses de fato, estão relacionados com agências de viagens e guias de turismo, além da integração da atividade turística como um todo, podendo chegar a conclusão de que as hipóteses abordadas se afirmam a partir das entrevistas realizadas, entrando em concordância com autores que abordam a temática.
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