A cadeia produtiva da hotelaria e o papel das estruturas de governança: um estudo da cidade fronteiriça de Ponta Porã – MS/BR
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A4078pp.100-1214078Resumo
Este artigo pesquisou a cadeia produtiva da hotelaria na região da fronteira de Ponta Porã – BR e Pedro Juan Caballero – PY. Seu objetivo foi descrever a estrutura da cadeia produtiva da hotelaria do lado brasileiro, bem como, identificar a existência de estruturas de coordenação e os possíveis efeitos que estas estruturas causam na cadeia produtiva em questão. A metodologia utilizada foi, numa primeira etapa, pesquisa bibliográfica com o foco em cadeias e sistemas produtivos. A segunda etapa consistiu no trabalho de campo. Os resultados permitiram comparar diferentes cadeias produtivas em diferentes setores e, por fim, desenvolver um esquema representativo da cadeia produtiva da hotelaria e de seus principais elementos. Tal esquema direcionou a pesquisa de campo e facilitou as análises necessárias e as considerações sobre a realidade local e a relação com as estruturas de coordenação existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).