Experiência em museus: uma análise de conteúdo de pesquisas recentes (2015 a 2017)
Palabras clave:
Experiência, Museu, Marketing de experiência, Pesquisa BibliométricaResumen
O crescente consumo cultural, evolução tecnológica e a busca por lembranças duradouras unem os estudos da experiência memorável pelo marketing de experiência ao ambiente dos museus, tão conectados às atividades turísticas. O objetivo deste artigo é submeter à análise por pesquisa bibliométrica, trabalhos relacionados às experiências em museus, sob distintas óticas no período de 2015 a 2017 no Brasil e no exterior. Foram examinados 50 artigos de 39 periódicos considerados relevantes para o seguinte estudo. A classificação foi desenvolvida a partir de seis diferentes categorias de estudo de interesse a pesquisadores do tema: edutainment, tecnologia, gestão/estratégia, herança/patrimônio, ambiente e emoções. Dos artigos nesta análise, a categoria que une educação e entretenimento, o edutainment, foi a mais estudada juntamente com tecnologia e gestão/estratégia, tendo todas onze trabalhos cada. Além destes temas, outros dois tópicos de interesse mostraram-se importantes durante a pesquisa: memória e turista morador. Do total de instituições envolvidas nos artigos selecionados, 9,375% delas são brasileiras, sendo responsáveis por 16% dos trabalhos. A metodologia mais empregada foi a qualitativa (64%). O presente trabalho demonstra que as novas tecnologias se configuram como forte ponto de interesse no presente e possivelmente para o futuro, inclusive para ampliar o próprio edutainment, tanto na ótica dos gestores como na dos visitantes de museus.
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