O PODER JUDICIÁRIO, A CONSTITUIÇÃO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS
Abstract
A presente conferência analisa os avanços do constitucionalismo português em reação aos direitos fundamentais, sobretudo as estratégias para a efetividade do direito à saúde. A questão que se coloca é a de saber se este tipo de atuação dos tribunais pode considerar-se juridicamente (constitucionalmente) legítima e, em última instância, a questão de saber se o mundo ganhará em ser ‘governado pelos juízes’.
Palavras-chaves: Direito à saúde. Proibição do retrocesso social. Constitucionalização da saúde. Judicialização da política.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-30
Issue
Section
Doutrina Estrangeira
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.