MULTICULTURALISMO E OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DOS DIREITOS DE GRUPO
Palabras clave:
Direitos de Grupo, Direitos Fundamentais, Multiculturalismo.Resumen
Pluralismo cultural desafia a sociedade liberal democrática a lidar com a diversidade. O direito fundamental a ser diferente é interpretado de dois modos distintamente radicais: o liberal, que define diversidade através da autenticidade individual; ou o comunitário, que entende diferença como coexistência de comunidades multiculturais dentro de uma arena política mais ampla. Enquanto a diversidade liberal é protegida pelos direitos fundamentais de liberdade, o mesmo não ocorre com a perspectiva comunitarista. O objetivo deste artigo é propor que essa lacuna jurídica deve ser preenchida pelo reconhecimento de que a identidade cultural comunitária deve ser garantida como um direito fundamental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-17
Número
Sección
Estudos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.