A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE SOCIAL NO BRASIL SOB A ÓTICA DE JOHN RAWLS
Palavras-chave:
Solidariedade Social. Dever fundamental do contribuinte. Teoria de Justiça de John Rawls. Aplicação no direito brasileiroResumo
Pretende-se demonstrar o instituto da Solidariedade Social do art. 3º da Constituição, como um valor, um princípio e um dever fundamental, dentro da concepção e do sentido de justiça defendidos por John Rawls, em sua Teoria de Justiça. Assim, defende-se que a prática da solidariedade social por meio do pagamento dos tributos pela sociedade é o único instrumento de consolidação dos verdadeiros valores sociais consagrados no Texto Maior, capazes de alcançar uma estrutura coletiva mínima, idealizada na concepção de que ser solidário é ser capaz de exercer a cidadania fiscal, no atual sistema tributário nacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.