O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO À EDUCAÇÃO (THE PRINCIPLE OF HUMAN DIGNITY AND ITS RELATIONSHIP WITH THE RIGHT TO EDUCATION)

Autores

  • Eduardo Silva Freitas Universidade do Vale do Itajaí
  • Clovis Demarchi Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Princípio. Dignidade da Pessoa Humana. Direito à Educação.

Resumo

O artigo que finaliza o projeto de pesquisa tem como objeto a análise do Principio da Dignidade Humana e a sua relação com o Direito à Educação. O seu objetivo é analisar a importância da Educação na realização do princípio da Dignidade Humana. Num primeiro momento faz-se uma discussão sobre a ideia de constituição e constitucionalismo para inserir a ideia de princípio, e tratar posteriormente do principio da Dignidade da Pessoa humana nos seus aspectos gerais. Em seguida faz-se considerações sobre o Direito à Educação no ordenamento jurídico brasileiro para finalmente fazer uma análise da importância da Educação na concretização do direito à Dignidade Humana. Quanto à Metodologia observa-se  que o relato dos resultados é realizado na base lógica Indutiva. Nas diversas fases da Pesquisa, são acionadas as Técnicas do Referente, da Categoria, do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Freitas, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em andamento em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (2013-atual), membro do Grupo de pesquisa em Direito Educacional e Normas Técnicas cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (2013-atual).

Clovis Demarchi, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; doutorado sanduíche na Universidade do Minho - Portugal; Mestrado em Ciência Jurídica pela UNIVALI; e graduação em Filosofia e Direito.

Downloads

Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Estudos