TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, AGÊNCIAS REGULADORAS E UM DIÁLOGO NA CONSTRUÇÃO DE MELHORES RESULTADOS REGULATÓRIOS (Federal court of audit, regulatory agencies and a dialogue in the improvement of regulatory measures)

Autores

  • Pedro Duarte Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Agências Reguladoras, Tribunal de Contas da União, Controle externo, Diálogos Institucionais, Decisões Regulatórias

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo realizar uma breve análise sobre a atuação do Tribunal de Contas da União como controlador das atividades finalísticas das agências reguladoras, ou seja, sobre suas competências regulatórias. Nesse contexto, analisar-se-á a composição, características e atuação das agências e da Corte de Contas para, então, ingressarmos em discussões sobre a necessidade de um modelo de diálogo institucional entre essas duas entidades. Discorreremos, assim, sobre as capacidades institucionais e limitações de cada uma delas, sobre o exercício do controle e sobre os mecanismos de reação para, por fim, analisarmos a importância do diálogo na tomada de decisões regulatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Duarte Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestrando em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Advogado.

Downloads

Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Resumos Expandidos