TRABALHANDO A LEITURA DE FORMA LÚDICA – JOGO CAÇA- PALAVRAS ACHOU-COLOU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

  • Hagna Cavalcanti de Araujo Araujo
  • Darlene Correia Tenorio

Résumé

O presente trabalho, traz um relato de experiência a partir de uma prática pedagógica
realizada em uma turma de primeiro ano da escola municipal Doutor José Bandeira de
Medeiros, localizada no bairro de Ponta Grossa em Maceió-AL. Entendendo que a
leitura é um processo contínuo, que inicia na alfabetização e que se aprimora ao longo
dos anos, durante todo o ano letivo investimos em práticas que possibilitaram às
crianças o contato com a leitura de diferentes formas, pois como afirma Soares (2022) a
frequência de atividades que proporcionem a leitura de palavras faz com que a criança
adquira a habilidade de decodificar de modo progressivamente mais rápido. Na década
de 80, Morais já trazia a ideia de usar jogos para trabalhar com a leitura e a escrita
(MORAIS, 2012). Nesse sentido, visando aprofundar a habilidade da leitura, realizamos
um jogo chamado caça-palavras achou-colou que possibilitou aos alunos interagir entre
os pares, de forma que até as crianças que ainda estão desenvolvendo a fluência leitora
puderam participar. Os objetivos dessa atividade foram: desenvolver a habilidade de
leitura de forma lúdica; incentivar a concentração; estimular a associação de palavras
por meio de uma atividade de caça-palavras e trabalhar o vocabulário do aluno,
enriquecendo seu repertório de expressões. Os resultados obtidos indicaram que as
crianças desenvolvem mais rápido na fluência leitora quando instigadas através de
atividades que envolvem ludicidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2025-01-31