TRABALHANDO A LEITURA DE FORMA LÚDICA – JOGO CAÇA- PALAVRAS ACHOU-COLOU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autori

  • Hagna Cavalcanti de Araujo Araujo
  • Darlene Correia Tenorio

Abstract

O presente trabalho, traz um relato de experiência a partir de uma prática pedagógica
realizada em uma turma de primeiro ano da escola municipal Doutor José Bandeira de
Medeiros, localizada no bairro de Ponta Grossa em Maceió-AL. Entendendo que a
leitura é um processo contínuo, que inicia na alfabetização e que se aprimora ao longo
dos anos, durante todo o ano letivo investimos em práticas que possibilitaram às
crianças o contato com a leitura de diferentes formas, pois como afirma Soares (2022) a
frequência de atividades que proporcionem a leitura de palavras faz com que a criança
adquira a habilidade de decodificar de modo progressivamente mais rápido. Na década
de 80, Morais já trazia a ideia de usar jogos para trabalhar com a leitura e a escrita
(MORAIS, 2012). Nesse sentido, visando aprofundar a habilidade da leitura, realizamos
um jogo chamado caça-palavras achou-colou que possibilitou aos alunos interagir entre
os pares, de forma que até as crianças que ainda estão desenvolvendo a fluência leitora
puderam participar. Os objetivos dessa atividade foram: desenvolver a habilidade de
leitura de forma lúdica; incentivar a concentração; estimular a associação de palavras
por meio de uma atividade de caça-palavras e trabalhar o vocabulário do aluno,
enriquecendo seu repertório de expressões. Os resultados obtidos indicaram que as
crianças desenvolvem mais rápido na fluência leitora quando instigadas através de
atividades que envolvem ludicidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2025-01-31