v. 4 n. 1 (2018): 4ª Edição

Artigos

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENEM: AVANÇOS E RETROCESSOS
Amauri da Silva BARROS
Erisson dos Santos MARINHO
Leticia de Oliveira SANTOS
Páginas 01 a 21

A INTERLOCUÇÃO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS INFANTIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ana Quitéria Rodrigues da SILVA
Lúcia de Mendonça RIBEIRO
Lucineide FERREIRA
Páginas 22 a 34

ARTE DE BRINCAR: Resgatando as brincadeiras antigas
Priscilla Ferreira de CASTRO
Páginas 35 a 45

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UM CAMINHO POSSÍVEL

Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 46 a 56

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHO PARA A CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DA MATA ATLÂNTICA
Andesson Mendes de FREITAS
Manoella Cruz SOUZA
Taise Maria Nunes Dos SANTOS
Páginas 57 a 66

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO BRASIL E AS CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL (IFAL) PARA A SOCIEDADE ALAGOANA

Leticia de Oliveira SANTOS
Erisson dos Santos MARINHO
Páginas 67 a 81

ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO E SURDEZ

Dionise Bernardino do NASCIMENTO
Humberto Meira de Araújo NETO
Rosangela Maria da Silva MELO
Páginas 82 a 97

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM REFLETIDA NO MITO DE ENSINO

Marcello Ricardo ALMEIDA
Páginas 98 a 111

LINGUAGEM MÚSICA: SONS E SILÊNCIOS DIALOGANDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Edna dos Santos Cabral
Lúcia de Mendonça Ribeiro
Páginas 112 a 124

MONITORIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Allan Gomes dos SANTOS
Páginas 125 a 142

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFAL

Carloney Alves de OLIVEIRA
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 143 a 158

RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM PÓS-PRODUZIDA: LIVRO DE IMAGEM -PNLD PNAIC
Rosiene Omena BISPO
Páginas 159 a 173

SALA DE ÁREAS: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO NA BRINCADEIRA
Aline Jaislane de Souza TAVARES
Páginas 174 a 181

SER MENINA E SER MENINO: GÊNERO E SEXUALIDENA ESCOLA
Dina Maria Vital ÁVILA
Páginas 182 a 194

TIRA UM OU EMPRESTA UM: como os alunos do 6º ano aprendem subtração?

Elberlânia Andrade FEITOSA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 195 a 212

COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA COMO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 213 a 225

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS: ELEMENTOS, CONCEPÇÕES E ORGANIZAÇÃO

Ângela Maria Ribeiro Holanda
Páginas 226 a 240

GESTÃO DOCENTE NO PLANEJAMENTO ESCOLAR: PLANEJAR OU PRODUZIR PLANO?
Jânio Nunes dos SANTOS
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 241 a 254

O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MULHERES, PRESENTE!

Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 255 a 273

Publicado: 2022-10-30

Edição completa