CENA POLÍTICA

A COMUNIDADE LGBTQIA+ E O TEATRO DO OPRIMIDO

Autores

  • Julia Souza Ufal

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, LGBTQIA , Augusto Boal

Resumo

O Projeto de Iniciação Científica “Cena Política: A Comunidade LGBTQIA+ e o Teatro do Oprimido”[1] realizado por Antônio Gueiros e Júlia Souza, bolsistas CNPq e UFAL respectivamente, tem por objetivo analisar a bibliografia de Augusto Boal e elaborar pressupostos teóricos e metodológicos acerca do uso das técnicas do teatro do oprimido para o debate sobre as questões que tangem a comunidade LGBTQIA+. O processo se constitui não só da revisão bibliográfica, tomando por base a biografia do criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal, mas também com seu arsenal de obras que contam com fragmentos autobiográficos. A análise desses elementos acaba por construir uma relação palpável entre os trabalhos desenvolvidos a partir do TO e as experiências e lutas vivenciadas por Boal. Essa análise se dá essencialmente no plano de trabalho referente à discente Júlia Souza, o qual será apresentado mais detalhadamente neste trabalho. Também há, no entanto, outra face do projeto pautada na pesquisa etnográfica presente no desenvolvimento de atividades a partir das técnicas do TO, construindo assim o conjunto de oficinas denominado Germinar e na análise dos resultados da mesma - ponto central do plano de trabalho do bolsista Antônio Gueiros. Importante frisar que, apesar do trabalho referir-se ao plano de trabalho “Vida e política: a biografia de Augusto Boal”, serão apresentados os resultados parciais da pesquisa como um todo, levando em consideração tanto a pesquisa bibliográfica quanto os dados recolhidos em campo com as oficinas, já que ambas se interligam em momentos chave.

 

[1] Projeto aprovado no edital Pibic 2022-2023 da Ufal, com a coordenação da Profª Drª Ana Flávia Ferraz e financiamento do CNPq e Ufal- Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2002. 220 p.

____________. Jogos para atores e não atores. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

____________. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira: 1991.

____________. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

____________. Crônicas de Nuestra América. Rio de Janeiro: Codecri, 1977.

____________. Milagre no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Souza, J. (2023). CENA POLÍTICA: A COMUNIDADE LGBTQIA+ E O TEATRO DO OPRIMIDO. CADERNOS CÊNICOS, 5(7). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/15992

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.