Abordagem Triangular Para Uma Aprendizagem Coparticipativa

Authors

  • Neto Portela Ufal

Abstract

Este trabalho tem como objetivo promover caminhos para que o ensino do teatro embasado na abordagem triangular suscite em uma aprendizagem colaborativa. É voltado aos professores e estudantes de licenciatura, em especial aos de teatro, que buscam realizar uma prática docente que ofereça bidirecionalidade na comunicação entre os alunos e alunoprofessor. O trabalho está estruturado nas concepções pedagógicas da abordagem triangular, nas propostas pedagógicas do ensino do teatro e nas metodologias de ensino da aprendizagem colaborativa. Os pontos do texto são direcionados para enquadrar as propostas do ensino do teatro na aprendizagem colaborativa. O artigo foi construído através da pesquisa bibliográfica analítica, com debates sobre os textos estudados que embasaram este trabalho. As principais fontes teóricas foram Barbosa (1989; 1995), Koudela (2002), Spolin (2010), Tores e Irala (2015), os PCN-Artes (1997; 1998; 2000) e a LDBEN (1996).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Neto Portela, Ufal

Estudante do curso de Teatro Licenciatura da universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do projeto de PIBIC (2019-2020) um olhar pedagógico sobre os processos coparticipativo em teatro: aprendizagem, criação e desenvolvimento pessoal.

Published

2020-07-14

How to Cite

Portela, N. (2020). Abordagem Triangular Para Uma Aprendizagem Coparticipativa. CADERNOS CÊNICOS, 2(2), 15. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10602

Issue

Section

Artigos