Abordagem Triangular Para Uma Aprendizagem Coparticipativa

Autores/as

  • Neto Portela Ufal

Resumen

Este trabalho tem como objetivo promover caminhos para que o ensino do teatro embasado na abordagem triangular suscite em uma aprendizagem colaborativa. É voltado aos professores e estudantes de licenciatura, em especial aos de teatro, que buscam realizar uma prática docente que ofereça bidirecionalidade na comunicação entre os alunos e alunoprofessor. O trabalho está estruturado nas concepções pedagógicas da abordagem triangular, nas propostas pedagógicas do ensino do teatro e nas metodologias de ensino da aprendizagem colaborativa. Os pontos do texto são direcionados para enquadrar as propostas do ensino do teatro na aprendizagem colaborativa. O artigo foi construído através da pesquisa bibliográfica analítica, com debates sobre os textos estudados que embasaram este trabalho. As principais fontes teóricas foram Barbosa (1989; 1995), Koudela (2002), Spolin (2010), Tores e Irala (2015), os PCN-Artes (1997; 1998; 2000) e a LDBEN (1996).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neto Portela, Ufal

Estudante do curso de Teatro Licenciatura da universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do projeto de PIBIC (2019-2020) um olhar pedagógico sobre os processos coparticipativo em teatro: aprendizagem, criação e desenvolvimento pessoal.

Publicado

2020-07-14

Cómo citar

Portela, N. (2020). Abordagem Triangular Para Uma Aprendizagem Coparticipativa. CADERNOS CÊNICOS, 2(2), 15. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10602

Número

Sección

Artigos