Construção das identidades negras no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Autores/as

  • Fábio Eduardo Matias de Siqueira UNICAMP

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a música “Canto de Xangô” do disco “Os Afro-sambas”, de 1966, e também a regravação da mesma faixa no disco de 1990 , de Baden Powell e Vinicius de Moraes, buscando apontar suas possíveis contribuições nas construção das identidades negras no Brasil. Para isso, propõe-se uma análise da letra da música composta por Vinicius de Moraes e da estrutura composicional da canção feita por Baden Powell, e como elementos da mitologia afro-brasileira e do processo de diáspora imposto pela escravidão, a busca ancestral pela memória negra e o racismo estrutural na sociedade brasileira apresentam essas identidades negras na música analisada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Eduardo Matias de Siqueira, UNICAMP

Graduando em música pela UNICAMP no curso de Licenciatura em Artes - Música, é produtor, compositor, músico e artivista com um EP e um disco gravado.

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

de Siqueira, F. E. M. (2020). Construção das identidades negras no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Moraes. CADERNOS CÊNICOS, 2(3), 15. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/11577

Número

Sección

Artigos