Construção das identidades negras no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a música “Canto de Xangô” do disco “Os Afro-sambas”, de 1966, e também a regravação da mesma faixa no disco de 1990 , de Baden Powell e Vinicius de Moraes, buscando apontar suas possíveis contribuições nas construção das identidades negras no Brasil. Para isso, propõe-se uma análise da letra da música composta por Vinicius de Moraes e da estrutura composicional da canção feita por Baden Powell, e como elementos da mitologia afro-brasileira e do processo de diáspora imposto pela escravidão, a busca ancestral pela memória negra e o racismo estrutural na sociedade brasileira apresentam essas identidades negras na música analisada.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2020-12-16
Come citare
de Siqueira, F. E. M. (2020). Construção das identidades negras no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Moraes. CADERNOS CÊNICOS, 2(3), 15. Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/11577
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.