A semiótica teatral na construção da atmosfera cênica

a inventividade para a comunicação teatral

Auteurs-es

  • Lucas de Araújo Rocha Carvalho UFAL

Mots-clés :

atmosfera cênica, dramaturgia, semi[otica teatral, Graciliano Ramos

Résumé

Fruto do PIBIC/CNPq/UFAL, o presente artigo pretende delinear os resultados obtidos através da pesquisa “A Técnica de Inventividade por meio de Études e  da Atmosfera Cênica: na Revisitação da Literatura de Graciliano Ramos” que objetivou experimentar a aplicação online do método de études, de  Konstantin Stanislavsky, em um estudo sobre a Atmosfera Cênica, segundo Böhme (1993), e as decisões simbólicas da dramaturgia criada para tanto, numa adaptação da obra do escritor alagoano Graciliano Ramos. A metodologia russa foi aporte para os processos criativos, assim como estudos conceituais sobre a arte do ator, direção teatral e processos criativos, com Ostrower (1996), resultando no espetáculo “Fricções”, que estreou como um produto audiovisual em outubro de 2021.

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Publié-e

2021-12-20

Comment citer

Carvalho, L. de A. R. (2021). A semiótica teatral na construção da atmosfera cênica: a inventividade para a comunicação teatral. CADERNOS CÊNICOS, 3(5). Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13188

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