Atuação cinematográfica
reflexões sobre o lugar do/a ator/atriz no cinema alagoano
Mots-clés :
atuação cinematográfica, cinema alagoano, direção de atoresRésumé
Este relato de pesquisa apresenta o Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado Atuação Cinematográfica: reflexões sobre o lugar do/a ator/atriz no cinema alagoano desenvolvido no Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Na pesquisa nos propusemos a desenvolver uma reflexão acerca do papel do/a ator/atriz nas produções audiovisuais do estado. O tema é abrangente, nos leva a várias perspectivas de análise e aborda assuntos caros tanto ao teatro quanto ao cinema. Várias são as possibilidades de aproximação à temática, como por exemplo: as escolas de interpretação de atores/atrizes que observaram seus métodos migrarem do teatro ao cinema: a função da direção de atores/atrizes e suas diferentes abordagens, distanciamentos e aproximações entre o teatro e o cinema; o papel que ocupa o/a ator e atriz alagoanos na produção cinematográfica local, entre outras. As possibilidades não se esgotam facilmente. O campo é vasto e ainda pouco explorado e expõe uma escassa reflexão sobre o papel do ator na produção cinematográfica. Não obstante, a categoria tem sido palco de várias tensões e é, a partir desses questionamentos, que desejamos aprofundar na pesquisa. Onde está o ator/atriz alagoano/a nas produções de cinema do estado? Que tensões se colocam entre a interpretação nos filmes de ficção e o lugar da autorrepresentação no cinema documentário? O que pautam as escolhas que levam à contratação do/a ator/atriz estreante em detrimento do/a ator/atriz experiente e profissional? Em que sentido um ator não profissional pode enriquecer um filme? Como premiar personagens de filmes documentários por suas atuações? São algumas questões por onde a pesquisa transitou.
Téléchargements
Références
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004.
BETTON, Gérard. A estética do cinema. São Paulo: Livraria Martins Fonte Editora, 1987.
CASETTI, Francesco; CHIO, Federico di. Cómo analisar um film. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2007.
GALDREAULT, André; JOST, François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora UnB, 2009.
GUIMARÃES, Roberto Lyrio Duarte. A dramaturgia como ferramenta de análise fílmica. 2010. 233 folhas. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador 2010.
JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009.
MANEVY, Alfredo. O novo cinema brasileiro. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 nov. 2003. Jornal de resenhas. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs0811200309.htm Acesso em: 01 nov. 2021.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Editora Brasiliense, 2013.
MORIN, Edgard. As Estrelas Mito e Sedução no Cinema. Rio de Janeiro: José Olympia, 1989
NACACHE, Jacqueline. O ator no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2012.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. Em: RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema, volume II. São Paulo: Editora Senac, 2005.
OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda dourado. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PEZZELLA, Mário. Estética del cine. Madrid: La balsa de la medusa, 2004.
RAMOS, Clara Leonel. A construção do personagem no documentário brasileiro: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 264 págs. Tese de Doutorado- Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo – 2013.
RAMOS, Fernão Pessoa. Apresentação à edição brasileira. Em: JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2009.
RIBEIRO, Walmeri. Poéticas do Ator no Cinema brasileiro. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.
SANTEIRO, Sérgio. A voz do dono: conceito de dramaturgia natural. Comunicação do ISER, 1987. Disponível em: https://docslide.com.br/documents/o-conceito-de-dramaturgia-natural-sergio-santeiro.html
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus Editora.
XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.
_____. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.