Entre trapos e farrapos
Mots-clés :
dança, fotografia, pomba giraRésumé
Esse ensaio visual é uma reflexão por meio de fotografias de um solo de dança inspirado na Pomba gira Maria Farrapo do médium-pesquisador Maciel Ferreira. Por meio de uma metodologia autoetnográfica, buscou-se apresentar inicialmente o percurso em que o solo aconteceu, como provocação e como uma estratégia de desmistificar o equívoco que existe na depreciação com a figura da pomba gira em Alagoas, entidades mulheres que são as “princesinhas do congá”.
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Références
DIDI-HUBERMAN, Georges (Org). Levantes. São Paulo: Edições Sesc, 2017.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro - RJ - 1989.
CARVALHO, Nelson Luiz de. O Terceiro Travesseiro. Editora Edições GLS. São Paulo - SP – 1998.
CASTRO, Mônica de. O preço de ser diferente. Editora Vida e Consciência. São Paulo - SP. 2004.
NASCIMENTO, Rangel Ferreira Fidelis do. Olhar as moças nos gongáres: Notas para compreender a luta pela definição da Imagem da pomba-gira em Candomblés e Umbandas em Maceió-AL (Monografia em Bacharelado em Ciências Sociais) – Ufal, 2019.
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