Entre trapos e farrapos

Auteurs-es

  • Maciel Ferreira de Lima

Mots-clés :

dança, fotografia, pomba gira

Résumé

Esse ensaio visual é uma reflexão por meio de fotografias de um solo de dança inspirado na Pomba gira Maria Farrapo do médium-pesquisador Maciel Ferreira. Por meio de uma metodologia autoetnográfica, buscou-se apresentar inicialmente o percurso em que o solo aconteceu, como provocação e como uma estratégia de desmistificar o equívoco que existe na depreciação com a figura da pomba gira em Alagoas, entidades mulheres que são as “princesinhas do congá”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DIDI-HUBERMAN, Georges (Org). Levantes. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro - RJ - 1989.

CARVALHO, Nelson Luiz de. O Terceiro Travesseiro. Editora Edições GLS. São Paulo - SP – 1998.

CASTRO, Mônica de. O preço de ser diferente. Editora Vida e Consciência. São Paulo - SP. 2004.

NASCIMENTO, Rangel Ferreira Fidelis do. Olhar as moças nos gongáres: Notas para compreender a luta pela definição da Imagem da pomba-gira em Candomblés e Umbandas em Maceió-AL (Monografia em Bacharelado em Ciências Sociais) – Ufal, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-16

Comment citer

Ferreira de Lima, M. . (2024). Entre trapos e farrapos. CADERNOS CÊNICOS, 5(8). Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/17054

Numéro

Rubrique

Encarte Visual

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.