Em Protidão:

A Improvisação na Formação do Professor de Dança

Autores

  • Maciel Ferreira de Lima Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Composição coreográfica, Criação em dança, metodologia de dança

Resumo

Resumo: A partir das ações corporais vivenciadas e desenvolvidas nas disciplinas de Improvisação I e II do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no primeiro e segundo semestre de 2017, buscaram-se refletir acerca de possibilidades de compreender a improvisação em dança, evidenciando novas metodologias para o ensino de práticas corporais. Essa pesquisa parte de um relato de experiência que visa destacar a importância da valorização de disciplinas práticas, bem como da escrita científica dessas práticas artísticas de dança. Como resultado, produziu-se uma construção coreográfica denominada In Promptu (do latim: em prontidão) que foi apresentado em sala de aula. Para além da dança, buscou-se promover a reflexão das estratégias de ensino de dança nos espaços de educação formal e não formal.

 

Palavras-chave: Dança; Formação; Improvisação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOCK, Ana; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução aos estudos de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

GALAHUE, David; OZMUN John; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2013.

GUERRERO, Mara Francischini. Sobre as Restrições Compositivas Implicadas na Improvisação em Dança. 2008. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

LIMA, Maciel Ferreira de. Relato de Experiência. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.

OLIVEIRA, Kamilla Mesquita. Processos em Partilha. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.

OLIVEIRA, Sara Bezerra de. Relato de Experiência. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.

SANTINHO, Gabriela Di Donato Salvador; OLIVEIRA, Kamilla Mesquita. Improvisação em Dança. Guarapava: Unicentro, 2013.

ZAMARIOLI, Débora. Cartografia de um corpo em cena: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body Mind Centering®. 2009. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes) – Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

de Lima, M. F. (2022). Em Protidão: : A Improvisação na Formação do Professor de Dança. CADERNOS CÊNICOS, 4(6). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/14636

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.