A inventividade por meio de études e da atmosfera cênica
o planejamento dos ensaios como base à experimentação
Parole chiave:
études, atmosfera cênica, experimentaçãoAbstract
Um projeto sempre possibilita encontros, descobertas, estudos e muito crescimento. Neste, além de conseguirmos atingir as metas, conseguimos extrapolar as possibilidades de desdobramentos que poderíamos ter. O projeto do Pibic 2020-2021 (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), "A Técnica de Inventividade por meio de Études e da Atmosfera Cênica: Na Revisitação da Literatura de Graciliano Ramos", tem como objetivo pesquisar a práxis em um exercício de retroalimentação, utilizando a metodologia sistematizada por Constantin Stanislávski. Neste artigo será explanado sobre os resultados obtidos das experimentações no projeto com base nos ensaios, pelo olhar do ator e da sua vivência durante todo o desenvolvimento deste estudo. Embasada com os teóricos Konstantin Stanislávski, Michael Chekvov, Maria Knébel, Fayga Ostrower, Peter Zumthor e outros, que nos apontaram caminhos sobre a atmosfera cênica, atmosfera criativa, o trabalho do ator e études, eles nos auxiliaram no processo criativo, criação da personagem e na encenação de todos os atores envolvidos. Sabendo que esta dramaturgia foi escrita a partir da obra de Graciliano Ramos, o desafio de trazer personagens importantes desta literatura e suas atmosferas era grande, mas as experimentações através dos études nos ensaios foram essenciais para isso acontecer. Ao combinar a prática com todas as técnicas estudadas e as escolhas literárias para o espetáculo autoral, maximizamos nossos horizontes pelas várias possibilidades criativas que conquistamos ao longo de toda pesquisa, potencializando o trabalho do ator e o resultado cênico.
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