A história dos Parangolés e sua memória coletiva e política

Autori

  • Laís Souza Queiroz UFAL
  • Anderson da Silva Almeida UFAL

Parole chiave:

Parangolés, história, Hélio Oiticica

Abstract

Este artigo apresenta a história dos parangolés, conceituado pelo artista Hélio Oiticica no final da década de 1950 e início de 1960. A abordagem do artigo faz um recorte entre as décadas 60, 70 e 80. As fontes históricas analisadas no trabalho serão fotografias, entrevistas, revisão bibliográfica, experiências práticas, exposições de arte e visita em museus. O artigo apresenta a potencialidade da obra de Oiticica por meio de uma extensa memória política e forte crítica social materializando a exclusão social por meio de sua antiarte.

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Pubblicato

2021-12-20

Come citare

Queiroz, . L. S. ., & Almeida, A. da S. . (2021). A história dos Parangolés e sua memória coletiva e política. CADERNOS CÊNICOS, 3(5), 1–15. Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13194

Fascicolo

Sezione

Artigos