Mamulengo é resistência do povo

A manifestação cultural do teatro de bonecos do Mestre Seba em Caruaru

Autores

  • Guilherme Mergulhão Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Mamulengo, Caruaru, Mamusebá, Resistência cultural

Resumo

O presente artigo busca traçar uma breve trajetória acerca das incontáveis influências históricas que o Mamulengo detém, como, por exemplo, a tradição performática do Tchiloli, em São Tomé e Príncipe. Ademais, é examinada a importância da manifestação teatral mamulengueira no que concerne ao estado de Pernambuco, sobretudo à cidade de Caruaru. Para além disso, o texto pretende ressaltar as características de resistência artística inerentes a tal fenômeno teatral no município em destaque, enfocando o Grupo Mamulengo Mamusebá, berço do teatro de animação caruaruense e símbolo de luta cultural da região que, por muitos anos, teve sua riqueza teatral ameaçada pela negligência governamental do município.

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Biografia do Autor

Guilherme Mergulhão, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ator e pesquisador da área, faz parte do Diretório Acadêmico do curso e de projeto de extensão vinculado a este, o qual visa à melhor utilização do espaço teatral do Centro de Artes e Comunicação (CAC), na UFPE.

Lucas Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Ator, pesquisador e professor em formação pelo curso de Teatro da UFPE. Iniciou sua vida no teatro aos 12 anos e logo ingressou no grupo Cena Aberta, do Sesc Caruaru. Atualmente, participa de um grupo de pesquisa, na universidade, sobre o entendimento de dramaturgia e dramaturgismo.

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Mergulhão, G., & Carvalho, L. (2022). Mamulengo é resistência do povo: A manifestação cultural do teatro de bonecos do Mestre Seba em Caruaru. CADERNOS CÊNICOS, 4(6). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13551

Edição

Seção

Artigos