Informação, conhecimento e tecnologia no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e12988Palavras-chave:
apropriação da Informação, tecnologia digital de informação e comunicação, conhecimentoResumo
Na atualidade o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem notória importância para a evolução de todos os setores da sociedade. No contexto escolar, as tec-nologias surgem como meio atrativo para que as informações se consolidem. Os aparatos tecnoló-gicos facilitam o acesso e a aquisição do conhecimento, porém não são determinantes, já que a mediação da informação é fundamental para a construção do saber. Entretanto, para a informação se constituir em conhecimento é preciso compreender, ter senso crítico e fazer sentido para a vida dos indivíduos. Neste sentido, o estudo tem como objetivo discorrer sobre contribuições da construção do conhecimento, apropriação da informação e o uso das tecnologias digitais de informação (TDIC) para a sociedade contemporânea, especialmente o contexto educacional. Com o desenvolvimento de uma revisão bibliográfica baseada na produção de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre essa temática, foi possível realizar uma elaboração dos conceitos de informação, conhecimentos e tecnologias digitais e correlacioná-los ao contexto escolar.
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