Do “eu penso” da Ciência Moderna à consciência possível na Ciência da Informação: uma relação possível sob a égide da responsabilidade social da informação

Luiz Eduardo Ferreira da Silva

Resumo


Esta pesquisa investiga o contexto social da informação, porque, com o advento da ciência moderna, o sujeito cognoscente rompeu com o saber “sacralizado” da antiga Idade Média constituído pela igreja e por seu caráter teológico. Aponta que a ciência moderna trouxe o conceito de racionalidade do indivíduo e sua relação de intersubjetividade ancorada. Desse modo, a ciência moderna propiciou novas conjecturas para se pensar sobre a humanidade, interpretando suas necessidades, principalmente nesse contexto racional. Nesse sentido, a pesquisa compreende o contexto da responsabilidade social da informação com base na ciência moderna e na consciência possível por meio de regimes de informação apresentados por Isa Freire (2001). Conclui-se que, por mais que a ciência moderna e a consciência possível estejam separadas pelas cronologias e por significados conceituais, ambas têm uma convergência, sobretudo no que diz respeito aos “intersujeitos/usuários” da informação e à relação social que ela desempenha na atual realidade da Ciência da Informação.


Palavras-chave


Ciência da Informação. Ciência moderna. Consciência possível. Intersujeito/usuário. Responsabilidade social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3a



Direitos autorais 2020 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.