Inclusão Digital e Competência Informacional no Contexto da Alfabetização em Séries Iniciais

Autores

  • Alaine Maria Ferreira Machado Universidade Federal de Alagoas
  • Tereza Cristina Melo dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y132-41

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Competência Informacional, Informática na Educação.

Resumo

Reflete sobre a contribuição da inclusão digital e da competência informacional para o contexto educacional, no âmbito da alfabetização em séries iniciais. Analisa por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, no emprego da técnica de grupo focal e de questionários, as implicações do processo de inclusão digital na Escola Maria de Fátima Lira (EMFL), tendo como sujeitos: alunos (16), professor de informática (1) e coordenadora (1). Foi verificado que a escola desempenha um papel importante de inclusão digital garantindo o acesso dos alunos ao computador e à internet. Alguns alunos já demonstram competência no que tange à autonomia. O professor de informática e a coordenadora reconhecem a importância da inclusão digital no processo de formação dos alunos, mas alertam à necessidade de investimento, planejamento e envolvimento da escola como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08/24/2021

Como Citar

Machado, A. M. F., Santos, T. C. M. dos, & Araujo, R. F. de. (2021). Inclusão Digital e Competência Informacional no Contexto da Alfabetização em Séries Iniciais. Ciência Da Informação Em Revista, 1(2), 32–41. https://doi.org/10.28998/cirev.%y132-41

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.