Comunicação da ciência e combate à desinformação na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-15Palavras-chave:
midiatização, pesquisa bibliográfica, infodemiaResumo
Trata-se de estudo exploratório no qual averiguamos interfaces epistêmicas e ligadas à possibilidade de resgate/reforço da observação e da escuta qualificadas como elementos que marcam a comunicação da ciência, em especial no atinente às apropriações midiáticas no contexto da pandemia da Covid-19. Para tanto, construímos uma abordagem teórica em torno dos artigos publicados nos anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, especificamente no grupo de pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente. Busca-se destacar como os estudos avançam em direções interligadas e transdisciplinares, permitindo que os debates não só sejam ampliados, convergindo em um panorama empírico e teoricamente coeso do porvir, mas proporcione um alentado debate a respeito das transformações nas formas de se comunicar a ciência na realidade contemporânea. Considera-se que há um interesse latente que potencializa as discussões acerca das apropriações midiáticas para divulgação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.