Análise cibermétrica das redes sociais do projeto de boas práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15541

Palavras-chave:

curadoria de conteúdo, Rede social, Instagram, Facebook, Disseminação da Informação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, por meio da cibermetria, os índices de interação e engaja-mento das redes sociais Instagram e Facebook do projeto de extensão Observatório de Boas Práti-cas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante os anos de 2021 e 2022. A pesquisa é de caráter quantitativo, sendo ex-ploratória-descritiva. Quanto aos resultados, é perceptível que a rede social Facebook, apesar de possuir menos seguidores, apresenta um maior engajamento informacional comparado ao Insta-gram. Além disso, as redes sociais têm sido uma ferramenta propulsora para a difusão e dissemina-ção das informações do Observatório de boas práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Verifica-se que a quantidade de seguidores do Instagram contribui para as intera-ções nessa rede social, e há a necessidade de aperfeiçoar estratégias que diminuam a evasão de seus seguidores. Por outro lado, o Facebook, apesar de ter menos seguidores, tem um comporta-mento mais interativo com as postagens, principalmente em relação aos índices de compartilha-mento das publicações. Conclui-se que há relevância no processo de divulgação dessas práticas nas redes sociais Facebook e Instagram, pois contribuem para ampliação da divulgação do trabalho de curadoria de conteúdo que está sendo realizado, bem como favorecem a publicização das ideias sobre boas práticas relacionadas ao tema.

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Biografia do Autor

Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Mestra em Engenharia de Produção e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Ciência da Informação  e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabrielle Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Miriam Martins de Paiva Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jadna Fernandes Forte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Geanny Beatriz da Cruz Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

12/24/2024

Como Citar

Silva, I. C. O. da, Tanus, G. F. S. C., Vitor, M. M. de P., Forte, J. F., & Mendonça, G. B. da C. (2024). Análise cibermétrica das redes sociais do projeto de boas práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15541. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15541

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