A produção de conhecimentos dos docentes sobre gênero

estudo no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará e no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16467

Palavras-chave:

gênero; produção docente; biblioteconomia-ufc-ufca.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a produção de conhecimento dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos cursos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre a temática de gênero. A pesquisa analisará o currículo Lattes dos docentes, buscando informações sobre suas produções bibliográficas relacionadas ao tema. Será realizada uma revisão sistematizada da produção docente em cada uma das instituições, seguida de uma análise comparativa. O estudo tem o propósito de contribuir para o avanço dos estudos de gênero no campo da Biblioteconomia, identificando lacunas e oportunidades para a inclusão dessa temática nos currículos e práticas educacionais, visando promover uma formação mais consciente, inclusiva e informada dos futuros profissionais da área. Conclui-se que a produção acadêmica sobre gênero na área, apesar da predominância de mulheres, ainda é limitada. Isso destaca a urgência de integrar essa temática de forma mais abrangente nos currículos e práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Thauany dos Santos Costa, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri, Especialista em Serviço Social e Gestão de Projeto Social pela FAVENI, e Graduada em Serviço social pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. 

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

12/25/2024

Como Citar

Costa, T. dos S., & Silva, J. L. C. (2024). A produção de conhecimentos dos docentes sobre gênero: estudo no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará e no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16467. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16467

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