A produção editorial de revistas científicas através do OJS na PUCPR: desafios iniciais da utilização do sistema e da gestão de periódicos

Paula Lorena Silva Melo, Marcelo Manduca, Elisama Nunes dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar a situação da gestão da produção editorial de periódicos científicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) apoiados pela Editora PUCPRESS, mostrando as principais vantagens e desafios percebidos ao longo do uso do Open Journal Systems (OJS/SEER). Dentre as vantagens, incluem-se a maior transparência do processo editorial e a maior visibilidade dos artigos por meio de metadados bem estruturados. Entre os desafios, elencam-se aqueles relacionados à experiência do usuário e à sazonalidade das operações, bem como particularidades da produção editorial que o sistema não comporta com grau de controle suficiente. Para lidar com os desafios, foram criadas estratégias que envolvem treinamentos específicos e tutoriais para os usuários do sistema, em especial editores e equipes dos periódicos.


Palavras-chave


Periódicos científicos; Produção editorial, Open Journal Systems; Gestão editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21452/23580763.2019.6ne.37-47



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.