A Influência do Open Acess nas Comunidade Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y140-46Keywords:
Open Access. Acesso livre. Open Access – influência. Acesso livre (Open Access) - Região Nordeste do Brasil.Abstract
A pesquisa, que vem sendo desenvolvida, pretende verificar a influência do Open Access, nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. O objetivo deste estudo é identificar e discutir a influência do Movimento Open Access (OA), nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Para a realização da investigação, a metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia, com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento sobre estas comunidades, visando responder à seguinte questão: Quais os efeitos/consequências que a “via verde” e a “via dourada” de disseminação da informação trazem para a comunicação científica? Os resultados do inquérito aplicado aos professores dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil que serão abordados neste trabalho, mostram claramente o impacto do OA no Brasil e, de uma forma muito especifica, nas comunidades acadêmicas da área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.