Archives as places of memory by archival education

Authors

  • Bruna Carballo Dominguez de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5745-6477
  • Valdir José Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia H. T. de Figueredo Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-16

Keywords:

archives, place of memory, archival education

Abstract

This article aims to reflect on how archival diffusion can help to make archives effective as places of memory. It problematizes this view, since it emphasizes the importance of archives as spaces for the dissemination of information and memory. Likewise, it contributes to research on archival diffusion, proposing an analysis of the importance of this function in the process of making archives effective as spaces with a dual role as a place of information and collective and individual memory. The methodology used is qualitative with a bibliographical research that used as sources of information books and articles on the subject. It was observed that places of memory are not imposed, they are built from an identification of people with the place, since the affirmation of an identity and the feeling of identification and belonging to a place are fundamental for the realization of a place. as from memory. It is understood that the symbolic aura necessary for the realization of the archives as places of memory, permeates the proper treatment of the collection held in the institutions. As for the conclusions, one can see in the archives all the tools for them to be elected as places of memory. However, it is understood that diffusion is a necessary and fundamental condition of possibility in the process of making archives effective as places of memory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Carballo Dominguez de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (em andamento). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é Técnica Administrativa em Educação (TAE) na Universidade Federal do Rio Grande e membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FURG. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa: Organização e Representação do conhecimento abordagens linguísticas em arquivos e bibliotecas - ORCALAB e Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Valdir José Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nos cursos de graduação de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, além de ser professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1984), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1998), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Pós-doutorado em Memória Social pela UNIRIO (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, consumo, cultura popular, memória social, festas populares, conhecimento e sociedade, imaginário, mídia e representações sociais, cultura, patrimônio cultural, sustentabilidade e meio ambiente. Foi coordenador do Grupo de Trabalho "Informação, Educação e Trabalho" (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2019-2021.

Marcia H. T. de Figueredo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta e pesquisadora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-2021encerrado), curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFRGS (2018-). Professora associada e pesquisadora aposentada (Universidade Federal Fluminense - 1994-2016), atuou na docência dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia (1994-2016) e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF (2009-2016). É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialista em Informação Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestre (1994) e doutora (2004) em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT. Tem experiência no ensino e pesquisa e extensão na área de Ciência da Informação, produzindo reflexões sobre: direito à informação, acesso e acessibilidade, censura, memória, avaliação quantitativa da produção científica e usuários de bibliotecas universitárias. Coordenou o grupo de pesquisa "Do Direito à Informação à Informação sobre os direitos" e participa dos grupos Representações, Memória Social e Cidadania e Epistemologia e Filosofia da Informação, ambos da UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral no Centro Brasileiro de Pesquisas da Democracia da PUC/RS em 2013 com pesquisa financiada pelo CNPq premiada pelo GT1 do ENANCIB (Florianópolis, SC, 2013)acerca das consequências da LAI sobre a produção brasileira sobre direito à informação no domínio do Direito ORCID.0000-0002-2392-1107

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFPA. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Pesquisador em grupos de pesquisa da UNB , UFPA, UFSCAR e UFRGS. Presidente eleito da International Society for Knowledge Organization (2020-2024). Deputy Editor da revista Knowledge Organization. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN UFRGS(2020-2022). Membro da Comissão Editorial da Emquestão. Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação e Representação e Organização do Conhecimento.

Published

2023-08-05

How to Cite

Almeida, B. C. D. de, Morigi, V. J., Lima, M. H. T. de F., & Barros, T. H. B. (2023). Archives as places of memory by archival education. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–16. https://doi.org/10.28998/cirev.%y101-16

Issue

Section

Artigos | Articles

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.